Campanha de prevenção da Aids entre jovens será lançada em Sergipe
Cotidiano 02/02/2012 18h07Da redação do F5 News
Os jovens de 15 a 24 anos, principalmente gays, são o foco da campanha de prevenção da Aids no Carnaval 2012, que foi lançada ontem, dia 2, pelo Ministério da Saúde. Em Sergipe, o lançamento acontece nas cidades onde a festa reúne maior número de foliões.
De acordo com o médico e coordenador do Programa DST/AIDS, Almir Santana, em Sergipe a campanha vai correr nas cidades onde a festa tem maior intensidade. Segundo ele, serão distribuídas entre os foliões mais de 100 mil camisinhas, porta preservativos, livros e panfletos explicativos. Ele explica ainda, que a campanha será voltada para o público jovem de heterossexuais e gay´s.
“Além disso, nós vamos ter alguns blocos da prevenção em algumas cidades como Neópolis, Brejo Grande e São Cristóvão. Nós vamos utilizar desses mini blocos para fazer a divulgação da prevenção”, disse o coordenador ao lembrar que a campanha dispõe de duas fazes. Uma delas é incentivar o uso da camisinha. Já a outra é informar sobre o exame do HIV que deve ser feito 30 dias após o ato sexual sem preservativo.
Campanha nacional
Em nota, o Ministério da Saúde explica que aumento da incidência da doença entre gays dessa faixa etária chama a atenção das autoridades de saúde. O crescimento foi de 10,1%, conforme dados divulgados pelo governo federal no fim do ano passado. Em 2010, para 10 heterossexuais com aids, existiam 16 homossexuais. Em 1998, a relação era de 10 para 12.
Em 2011, o governo deu início a ações para conter o avanço da aids entre os jovens, usando as redes sociais para comunicar-se com esse público. Antes e durante o Carnaval, o governo deve veicular mensagens na televisão e no rádio, alertando para a importância do uso do preservativo. Após a festa, serão divulgadas mensagens estimulando a população a fazer o teste rápido da aids para o diagnóstico da doença, como foi feito nos anos anteriores.


Falta de acesso à habitação persiste e desafia efetivação da cidadania

Testagem ocorre a partir das 8h, na área externa da UBS Carlos Hardmam.

Os contratos terão duração de até um ano, com possibilidade de prorrogação

Homem foi flagrado pelas câmeras de segurança do Ciosp levando uma porta

Secretária Mércia Feitosa lembra necessidade de reduzir ocupação de leitos