Campanha vacina 393 mil pessoas contra a gripe em Sergipe
Os 25 municípios que não alcançaram a meta, vão continuar vacinando Cotidiano | Por Agência Sergipe 27/06/2018 09h01A Secretaria de Estado da Saúde (SES) divulgou o balanço final da campanha de vacinação contra a gripe (Influenza). Foram aplicadas 393.919 doses relativas aos grupos prioritários (crianças de 6 meses a menores de 5 anos, idosos, gestantes, professores, trabalhadores da saúde e indígenas). Isso representa uma cobertura de 88.40%, abaixo dos 90%, meta do Ministério da Saúde. A vacinação começou no dia 23 de abril e finalizou no último dia 22.
Os municípios que atingiram a meta e tiverem vacina poderão inserir outros dois grupos, (crianças de 5 a 9 anos e adultos de 50 a 59 anos). “Esse é um critério usado pelo Ministério Saúde para os municípios que ainda tiverem saldo de vacina e que já atingiram a meta dos 90%”, disse a enfermeira do Programa Estadual de Imunização, Lícia Nole.
Lícia observou, ainda, que em Sergipe, dos 75 municípios, 50 atingiram a cobertura desejada (que são os 90%). Nesse sentido, esses municípios podem inserir os dois novos grupos de 5 até 9 anos e de 50 a 59 anos. “Se eles tiverem vacinas podem fazer a aplicação. Já os 25 municípios que não alcançaram a meta, vão continuar vacinando os grupos prioritários”, atentou a enfermeira.
“Em Aracaju foram aplicadas 105.233 doses, o que equivale 84.65% de cobertura”, atentou Lícia. Ela enfatizou que os pacientes com morbidade, portadores de doenças respiratórias, cardíacas, hepáticas, neurológica, renais e diabéticos, além de doenças neurológicas, também recebem a vacina. Desse grupo, já foram vacinadas 68 mil pessoas
Campanha extensa
A enfermeira informou que a campanha começou no dia 23 de abril e foi prorrogada até o dia 22 de junho, no País, pelo Ministério da Saúde, pelo fato do Brasil estar com baixa cobertura. “Encerramos no dia 22 para aqueles municípios que atingiram a cobertura vacinal. O Estado distribuiu 100% das vacinas para os municípios, e dos 75 municípios, 50 já atingiram a cobertura acima dos 90%.
No município de Nossa Senhora do Socorro, que na semana passada estava com 79%, chegou aos 82%. “Vamos chegar aos 90%, porque os municípios que não conseguirem atingir a cobertura, vão continuar vacinando, até que nosso Estado alcance a meta”, reiterou Lícia Nole.


Falta de acesso à habitação persiste e desafia efetivação da cidadania

Testagem ocorre a partir das 8h, na área externa da UBS Carlos Hardmam.

Os contratos terão duração de até um ano, com possibilidade de prorrogação

Homem foi flagrado pelas câmeras de segurança do Ciosp levando uma porta

Secretária Mércia Feitosa lembra necessidade de reduzir ocupação de leitos