Campeonato sergipano de luta de braço acontecerá no próximo domingo
Cotidiano 08/02/2012 15h19Da Redação
Será realizado no próximo domingo, dia 12, na praça da Visconde de Maracaju, o 9º Campeonato Sergipano de Luta de Braço. O evento acontece a partir das 9h, com a participação de mais de 100 atletas das categorias masculino e feminino. A competição tem o patrocínio da Prefeitura de Aracaju, por meio da Secretaria Municipal de Esporte e Lazer (Semel).
O campeão de cada categoria se classifica para as competições nacionais, a exemplo do Brasileiro, da Copa do Brasil e do Norte/Nordeste. Os ganhadores também receberão troféus e medalhas. O vencedor da categoria Absoluta – que envolve atletas de todas as categorias –, será premiado com uma bicicleta. Antes do início do campeonato, os atletas passam por uma pesagem.
O presidente da Federação Sergipana de Luta de Braço, Alex Moura, disse que espera uma competição bastante disputada e que o público compareça em massa ao local. "Aqui em Sergipe, o esporte já uma realidade. Temos inúmeros adeptos e, tenho certeza, que o campeonato terá muitas emoções", enfatiza, destacando que qualquer pessoa pode competir.
"Óbvio que, para participar da luta de braço, existem algumas regras e pré-requisitos. O atleta é obrigado a competir de calça, tênis ou sapato e camisa. Não pode usar camisa regata e sandália e short, jamais. Além disso, se for usar o boné, tem que colocá-lo para trás, com a finalidade de não atrapalhar o adversário", explica.
As inscrições podem ser feitas no local do evento e custam R$ 20. Maiores informações pelo telefone 9893- 4144.
Um campeão na luta de braço
Além de presidente da Federação, Alex Moura também é atleta e um supercampeão. "Já conquistei o bicampeonato Brasileiro, o tetra Norte/Nordeste, além de um campeonato baiano e outro pernambucano. Apesar de não competir oficialmente há quatro anos em Brasileiros, continuo sendo o primeiro no ranking em nível nacional e o terceiro em âmbito mundial, na categoria 90 quilos. A luta de braço é um esporte que gosto bastante. Gostaria de agradecer o patrocínio da Prefeitura e da Semel", salienta.
História da luta de braço
A luta de braço, também conhecida como braço de ferro ou queda de braço, é uma atividade esportiva em que dois contendores, com um dos cotovelos apoiados sobre superfície horizontal, enlaçam as mãos ou os punhos. Em seguida, cada um, aplicando força muscular, tenta fazer o adversário desdobrar o braço.
A luta de braço surgiu nas mais antigas civilizações. Há registros desta prática em gravuras, pinturas e estátuas, é, portanto, um esporte milenar.
A partir da década de 50, a luta de braço começou a se popularizar no Brasil. Em 1977, o esporte se oficializou no Brasil e, em 1994, foi fundada a Confederação Brasileira de Luta de Braço (CBLB).


Falta de acesso à habitação persiste e desafia efetivação da cidadania

Testagem ocorre a partir das 8h, na área externa da UBS Carlos Hardmam.

Os contratos terão duração de até um ano, com possibilidade de prorrogação

Homem foi flagrado pelas câmeras de segurança do Ciosp levando uma porta

Secretária Mércia Feitosa lembra necessidade de reduzir ocupação de leitos