Carnaval: consumidores devem estar atentos com uso de cartão de crédito
Saiba os cuidados necessários para evitar golpes e roubos durante a folia Cotidiano | Por Fernanda Araujo 01/03/2019 14h00 - Atualizado em 01/03/2019 14h51A festa do carnaval pode se transformar em dor de cabeça se não houver certos cuidados durante a folia. Geralmente, a festa reúne uma multidão que costuma consumir alimentos, bebidas e adereços ao longo de percursos de blocos. É com o aumento do consumo que criminosos aproveitam para tirar vantagem ou realizar furtos aos foliões distraídos, inclusive de cartões de crédito.
Segundo um levantamento da Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas (CNDL) e pelo Serviço de Proteção ao Crédito (SPC Brasil), feito com consumidores em 27 capitais que pretendem gastar no carnaval deste ano, 21% foram vítimas de alguma fraude ou sofreram algum transtorno durante o feriado do ano passado; entre eles aquisição de produtos falsificados (7%), furto de pertences pessoais (6%), assalto e perda de documentos pessoais (4%), e perda de cartões (3%).
Entre os principais itens roubados ou furtados, foram celulares e dinheiro, além de documentos e cartões de crédito ou débito. Ao todo, 30% dos consumidores que tiveram documentos pessoais, cartão de banco ou cheques roubados, sofreram alguma tentativa de fraude com o uso de seu nome para saques em dinheiro, compras ou abertura de financiamentos e empréstimos.
Para evitar a ação de criminosos, o SPC Brasil orienta aqueles que vão curtir o Carnaval a deixarem seus documentos originais em casa e só saírem com cópias autenticadas, evitar bolsas e mochilas, e deixar o cartão de crédito ou débito sempre bem guardado, “longe da vista de terceiros”.
Em caso de furtos, anote o número do serviço de atendimento da operadora do cartão, o que facilita a solicitação do bloqueio. “Ninguém está totalmente livre de passar por situações de golpe, furtos ou roubos, ainda mais durante eventos de massa como o carnaval. Ainda assim, é possível diminuir as chances de algo sair errado”, pondera o superintendente de bureau de crédito do SPC Brasil, Nival Martins.
Apesar de uma parcela pequena dos entrevistados, apenas 32%, saber a quem recorrer para fazer denúncias, a maioria diz temer a ação criminosa durante a folia e afirma estar em alerta para evitar fraudes ou golpes – 48% dizem que vão tomar cuidado com pertences, 36% irão fazer compras apenas em locais confiáveis e 34% terão atenção para não passar dados a estranhos. Outros 24% não veem necessidade de tomar precauções.
Perda ou roubo de documentos
O SPC Brasil também orienta que, em caso de perda, roubo, furto ou extravio de documentos pessoais, como CPF, o consumidor deve comparecer pessoalmente até um balcão de atendimento do SPC Brasil com o boletim de ocorrência em mãos para fazer um ‘Alerta de Documentos’ – o serviço é gratuito. Desta forma, os estabelecimentos comerciais são informados e podem evitar transtornos.
Além disso, também é disponibilizado, por 30 dias grátis, o “SPC Avisa”, um serviço que voltado à prevenção de fraudes. Ao contratá-lo, o consumidor recebe informações, em até 24 horas, sempre que seu CPF for consultado, incluído, excluído ou alterado no banco de dados do SPC Brasil por e-mail. O acesso está disponível em https://loja.spcbrasil.org.br/pessoa-fisica/monitorar-cpf-spc-avisa/spc-avisa-e-mail-mensal.html.
*Com informações do SPC Brasil


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