Carteira de identidade tem novo padrão e será emitida em Sergipe
Novo documento deve trazer melhorias na segurança e facilidades para a emissão Cotidiano | Por F5 News* 14/08/2020 14h30 - Atualizado em 14/08/2020 14h39O Instituto de Identificação de Sergipe detalhou nesta sexta-feira (14) o formato, itens e etapas de solicitação da nova carteira de identidade que passa a ser emitida no estado. Com o documento, em novo padrão nacional, a expectativa é de trazer melhorias na segurança e facilidades no processo de emissão, como economia do tempo e agilidade na entrega ao cidadão.
O novo RG foi apresentado em coletiva online e apresenta mais itens de segurança para o estado, além de novas informações do portador. A foto na identidade será feita ao vivo, levando mais economia ao cidadão; será inclusa a numeração de outros documentos, de indicativos para pessoas com deficiência e de outras observações, além de informações do tipo sanguíneo; mais completo que o anterior. A novidade ainda é que o documento não será plastificado.
O RG pode ser solicitado com o preenchimento de formulário, exclusivamente pelo site da Secretaria de Segurança Pública (SSP) a partir do dia 2 de setembro, e da apresentação dos documentos necessários à confecção da cédula de identificação. O cidadão poderá solicitar na própria residência sem a necessidade de se deslocar às unidades de identificação e enfrentar filas, diferente do cenário que aconteceu nos últimos dias, quando houve aglomeração de pessoas procurando atendimento.Segundo o Instituto de Identificação Dr. Carlos Menezes (IICM), a troca não é obrigatória, no caso de o documento atual estar na validade, e o prazo de entrega é de cinco a 30 dias após a coleta biométrica.
“Além da possibilidade do cidadão incorporar outros documentos, a nova carteira de identidade nos possibilitará adiantar o atendimento ao cidadão, pois ele fará a parte mais sensível de sua residência, de forma gratuita. Ele já faz o atendimento todo de sua residência e será atendido no ponto mais próximo, seja para qualquer serviço, primeira ou segunda via, menor ou maior de idade”, afirma o diretor do Instituto de Identificação, Jenilson Gomes.
De acordo com ele, entre outros benefícios, está a redução nas despesas para emissão do documento, já que a pessoa não precisará arcar com foto e cópias de documentos, além de haver ferramentas tecnológicas incorporadas ao novo sistema que facilitarão a identificação do cidadão. Também há previsão de que o número de atendimentos feitos no Instituto volte ao que era registrado antes da pandemia. “Nós tínhamos uma média diária de 3 mil atendimentos, sendo que desse volume, algo em torno de 30%, não era atendido porque os documentos não atendiam às necessidades", relata.
Confira as etapas
Para solicitar o RG, a primeira etapa é acessar o site da SSP (www.ssp.se.gov.br/), onde será preciso preencher um formulário. Nesse momento, é feito o envio dos documentos e da foto que será utilizada no RG. Na segunda etapa, o cadastro é analisado e o cidadão recebe a informação do dia e do horário para o atendimento presencial. De casa, o cidadão saberá se o cadastro passou ou não.
Na terceira etapa, o cidadão comparece ao posto do Instituto de Identificação, apenas, para realizar a coleta da biometria, conforme o protocolo que será enviado por e-mail. Na quarta etapa, o IICM realiza uma pesquisa multi biométrica, produz a carteira de identidade e envia para o posto de atendimento escolhido pelo cidadão para a entrega do RG.
*Com informações da SSP/SE





