Casas são demolidas em área de preservação na zona Oeste de Aracaju
Derrubada é resultado de determinação judicial em ação que começou no ano de 2010 Cotidiano | Por F5 News 17/07/2019 15h30 - Atualizado em 17/07/2019 16h06Casas que ficam em uma área de preservação ambiental foram demolidas, na manhã desta quarta-feira (17), no Loteamento Joel Nascimento, que fica no bairro Jardim Centenário, zona Oeste de Aracaju (SE). A operação realizada pela Polícia Federal e pela Secretaria do Patrimônio da União (SPU) atende a uma determinação judicial.
Ao todo, cinco casas foram demolidas. Segundo a SPU, as famílias foram avisadas que não poderiam ser feitas novas construções na localidade desde 2012 e tiveram prazo para se manifestar no processo. Mas os moradores contestam a alegação e também afirmam não ter recebido qualquer notificação sobre a desapropriação.
"Meu dinheiro todo investido aqui agora foi perdido, vou procurar os meus direitos", afirma o pizzaiolo Eronildes Maurício dos Santos, que diz ter construído seu imóvel em 2011. "Ninguém estava sabendo de nada, eles apenas chegam aqui e derrubam. Moro aqui há quinze anos", completa a costureira Patrícia Dantas.
Durante a ação, equipes da Companhia de Saneamento (Deso) e da Energisa fizeram a suspensão das redes de distribuição de água e energia que estavam instaladas de forma irregular.
A derrubada é resultado de uma ação civil pública do Ministério Público Federal e o processo começou em 2010. A área é de preservação ambiental e ficou determinada a proibição de novas edificações ou de obras de ampliação dos imóveis existentes. Novas ações judiciais de demolição podem acontecer, segundo a SPU.
*Com informações da TV Sergipe


Falta de acesso à habitação persiste e desafia efetivação da cidadania

Testagem ocorre a partir das 8h, na área externa da UBS Carlos Hardmam.

Os contratos terão duração de até um ano, com possibilidade de prorrogação

Homem foi flagrado pelas câmeras de segurança do Ciosp levando uma porta

Secretária Mércia Feitosa lembra necessidade de reduzir ocupação de leitos