Casos de dengue aumentam 330% em Sergipe, alerta Secretaria da Saúde
Governo lança campanha para orientar população sobre os riscos da doença Cotidiano | Por Agência Sergipe 18/04/2019 08h31 - Atualizado em 18/04/2019 17h33O Governo de Sergipe, através da Secretaria de Estado da Saúde (SES), lançou a campanha “Dengue Mata”, com o objetivo de alertar e conscientizar a população sergipana sobre os perigos dessa doença causada pela picada do mosquito transmissor Aedes aegypti. A campanha terá veiculação em emissoras de rádio, televisão e redes sociais.
“É preciso enfatizar o perigo para que a população tenha consciência do risco para sua vida como também de sua família e conhecidos”, disse a diretora de Vigilância em Saúde, Mércia Feitosa, ao alertar sobre o aumento de casos de dengue no estado que alcançou 330% em relação ao ano passado.
De acordo com dados da Agência Brasil, do Ministério da Saúde (MS), até o dia 16 de março de 2019 ocorreram 62 mortes no país, o que corresponde a cinco mortes por semana.
“Precisamos alertar a população porque a dengue mata. É uma doença perigosa e as pessoas precisam ter cuidado, não podem se acomodar, os cuidados têm que ser permanentes, principalmente agora com o período de chuvas e aqui em Sergipe já tivemos uma morte. Então o nosso foco é, através da mídia, levar as orientações e chamar a atenção da população para esse perigo, para fazer chegar até a população, essas dicas e informações importantes”, ressaltou Mércia.
Principais sintomas da dengue
Ao perceber sintomas como febre alta, dor de cabeça, principalmente da região ocular, dores nas articulações e nos músculos, cansaço excessivo, vômito e enjoo, tonturas, dores fortes e prolongadas no abdômen, muita sede ou boca seca, procurar o Posto de Saúde ou o Hospital mais próximo e evitar a automedicação.
Os sinais para a dengue grave são: dor abdominal intensa e contínua ou dor à palpação do abdômen, vômitos persistentes e acumulação de líquidos – ascites, derrame pleural, derrame pericárdico -, sangramento de mucosa ou outra hemorragia, aumento progressivo do hematócrito (porcentagem de glóbulos vermelhos no sangue) e queda abrupta das plaquetas.
Dicas de combate
Água limpa e parada é o ambiente ideal para a reprodução do mosquito da dengue e a melhor maneira de combater a doença é evitando a reprodução do mosquito. Assim, cuidado com acúmulo de água em vasos de plantas, em pneus, garrafas e outros utensílios, prestar atenção nos ralos, limpar calhas, colocar telas em janelas, cuidado com piscinas, lagos caseiros e aquários, abrir portas e janelas quando o carro fumacê estiver passando, lavar recipientes que juntam água, paredes de lavanderias e tanques com sabão e usar repelente.
“Nós achamos que nunca vai acontecer com a gente, mas todo mundo tem um conhecido que já teve dengue. Os números estão aumentando e os casos de morte também, não podemos ignorar. Com o aumento de casos no nosso estado e no Brasil, todo cuidado é pouco”, reforçou Mércia.


Falta de acesso à habitação persiste e desafia efetivação da cidadania

Testagem ocorre a partir das 8h, na área externa da UBS Carlos Hardmam.

Os contratos terão duração de até um ano, com possibilidade de prorrogação

Homem foi flagrado pelas câmeras de segurança do Ciosp levando uma porta

Secretária Mércia Feitosa lembra necessidade de reduzir ocupação de leitos