Casos de dengue registrados em Sergipe já passam de 2 mil
Cotidiano 09/12/2011 12h09Da redação
Sergipe registrou até o mês de novembro deste ano 2.467 notificações de casos de dengue. Destes, 1.683 foram confirmados em laboratórios e 116 dos casos foram com febre hemorrágica. Os dados são da Secretaria Municipal da Saúde (SMS). A agenda de força tarefa para o mês de dezembro já está em andamento. Até o mês de novembro, a SMS registrou 88 casos, mas apenas oito foram confirmados. No dia de hoje, a força-tarefa ocorre no Bairro Cirurgia, e seguirá até amanhã no mesmo local.
Infestação
Nesta semana, o Ministério da Saúde divulgou dados sobre um levantamento Rápido de Infestação por Aedes Aegypti, que indicaram que cerca de 48 municípios brasileiros estão em situação de alerta. Laranjeiras e Maruim constam da lista como os municípios que estão em situação de médio risco. De acordo com dados do Ministério, entre as capitais em situação de alerta, destacam-se Salvador, com índice de infestação de 3,5%; Recife (3,1); Belém (2,2); São Luis (1,6%); e Aracaju (1,5%). Fortaleza e Natal, que no ano passado estavam em estado de alerta, passaram para situação considerada satisfatória, com índices de infestação de 0,9 e 0,8, respectivamente.
Apesar de Aracaju estar em situação de médio risco, a SMS explica que o trabalho de prevenção e controle da dengue vem sendo feito ao longo de todo o ano. “Esse é um trabalho desenvolvido pelos agentes municipais. O Governo do Estado, através da SES, também contratou agentes e disponibilizou para os municípios”, disse o assessor de imprensa da secretaria, Jorge Marques, em entrevista ao portal nesta quarta-feira (04).
Ele orientou ainda que nos casos de suspeita de focos do mosquito, o denunciante deve ligar para (79) 3179-1000. A Coordenação de Vigilância Epidemiológica enviará seus agentes para averiguar o local para iniciar o tratamento focal.


Falta de acesso à habitação persiste e desafia efetivação da cidadania

Testagem ocorre a partir das 8h, na área externa da UBS Carlos Hardmam.

Os contratos terão duração de até um ano, com possibilidade de prorrogação

Homem foi flagrado pelas câmeras de segurança do Ciosp levando uma porta

Secretária Mércia Feitosa lembra necessidade de reduzir ocupação de leitos