Castramóvel chega aos bairros Jardim Centenário e Olaria
Trata-se de uma clínica móvel que realiza esterilização de cães e gatos machos Cotidiano | Por Agência Aracaju de Notícias 03/07/2019 17h22 - Atualizado em 03/07/2019 17h29Os moradores do bairro Jardim Centenário e Olaria terão a oportunidade de castrar seus cães e gatos domésticos gratuitamente. Nos dias 30 e 31, a equipe do Castramóvel, da Secretaria Municipal da Saúde (SMS) de Aracaju, dará início ao cadastramento dos animais da comunidade local, das 8h às 12h, em frente a Unidade Básica de Saúde (UBS) José Calumby, e nos dias 1 e 2 de agosto, em frente à UBS Onésimo Pinto, no bairro Jardim Centenário.
O Castramóvel é uma clínica móvel que realiza esterilização de cães e gatos machos. A ação é resultado da Lei Municipal Nº 4.878, sancionada pelo prefeito Edvaldo Nogueira em abril de 2017, que objetiva reduzir os riscos de transmissão de zoonoses, potencialmente transmitidas por cães e gatos, através do controle populacional de animais. Os bairros Jardim Centenário e Olaria são o quarto e quinto selecionados pela maior densidade de animais baseados nos números da última campanha antirrábica, e por serem bairros onde já ocorreram algumas zoonoses.
A gerente do Centro de Controle de Zoonoses (CCZ), Marina Sena, explica que, para realizar o cadastramento, o proprietário do animal deve apresentar cópias da carteira de identidade e dos comprovantes de renda e residência. “Após o cadastramento, haverá uma triagem para selecionar os animais que necessariamente vão para a cirurgia. Vamos agendar o dia 06 de agosto, para fazer as consultas e verificarmos se os cadastrados estão sadios e se têm condições de passar pelo procedimento cirúrgico e anestésico que será iniciado no dia 07 agosto”, explica.
Ainda segundo Marina, são vários os benefícios da castração. “Previne doenças, o que tende a prolongar a vida do animal, como os tumores de próstata; reduz a agressividade, deixando de produzir o hormônio testosterona, diminuem o instinto de demarcar território, algo que, consequentemente, reduz a agressividade; prolonga a vida, aumentando em cinco anos a expectativa de vida do animal e isso leva em conta a baixa probabilidade de apresentar doenças graves na velhice e ao comportamento mais tranquilo”, destaca.
Critérios
Para ter acesso ao serviço é preciso que os animais estejam dentro do peso ideal e livre de doenças que possam comprometer alguma etapa do processo. Além disso, caso não possuam comprovação de cuidados como vacinação antirrábica e vermifugação, essas ações serão realizadas no momento da consulta. A verificação é importante para garantir que os animais passem pelas cirurgias e anestesias sem problemas, e tenham uma boa recuperação.
Normas
Para que a cirurgia seja liberada, ainda é preciso estar atento a algumas normas do projeto:
- O responsável pelo animal deve ter renda de até 1,5 salário mínimo;
- Cada família poderá cadastrar até cinco animais;
- Os cães e gatos devem ter idade entre cinco meses e oito anos de idade;
- Apenas os machos serão esterilizados;
- Animais comunitários, que vivem em locais públicos, poderão ser esterilizados, desde que alguém se responsabilize e tenha um lar temporário para a recuperação pós-cirúrgica;
- Animais de ONGs cadastradas no Centro de Controle de Zoonoses (CCZ) poderão ser castrados, conforme programação específica.


Falta de acesso à habitação persiste e desafia efetivação da cidadania

Testagem ocorre a partir das 8h, na área externa da UBS Carlos Hardmam.

Os contratos terão duração de até um ano, com possibilidade de prorrogação

Homem foi flagrado pelas câmeras de segurança do Ciosp levando uma porta

Secretária Mércia Feitosa lembra necessidade de reduzir ocupação de leitos