Catadores de resíduos aprendem a montar cooperativas
Cotidiano 28/09/2012 14h16

 

A Central Recicle reuniu catadores de resíduos e cooperativas de todo o Estado na última sexta, dia 28, na Sociedade Semear. O objetivo do encontro foi fortalecer as cooperativas já existentes, estimular a criação de novas associações e capacitar os catadores para que eles aprendam a lidar com os temas que envolvem a destinação de resíduos.

Com apoio do Instituto GBarbosa (IGB), da Empresa Municipal de Serviços Urbanos (Emsurb), do Ministério Público de Sergipe, da Administração Estadual do Meio Ambiente (Adema), Fundação Nacional da Saúde (Funasa) e da Sociedade Semear, o evento tratou de temas essenciais à rotina de trabalho dos catadores, como a correta destinação dos resíduos, a Política Nacional de Resíduos Sólidos, administração e contabilidade nas cooperativas, combate ao trabalho infantil nos lixões, entre outros.

De acordo com a auxiliar administrativa da Cooperativa dos Agentes Autônomos de Reciclagem de Aracaju (CARE), Amanda Bispo, o encontro estimulou os catadores a procurarem novos meios para sua subsistência. “Além de termos convidado os catadores reunidos em cooperativas, também fizemos questão de convocar o que chamamos de catadores avulsos, que são os trabalhadores que ainda se encontram nos lixões. É importante que eles compreendam tudo o que envolve o trabalho de catação e reciclagem e de que forma eles podem se informar sobre a nova política de resíduos sólidos, para que aos poucos modifiquem essa rotina de viver no lixão”, afirmou Amanda, ao enfatizar que os catadores presentes também aprenderam algumas noções necessárias para montar uma cooperativa.

Para o coordenador do Instituto GBarbosa, Fábio Oliveira, a iniciativa ajuda a fortalecer ainda mais um setor historicamente estigmatizado e que precisa de mais espaço para atuar. “É um encontro interessante porque reúne todas as cooperativas e discute temas de interesse dos catadores, um setor historicamente excluído e marginalizado. O IGB apoia a Care há dois anos porque acreditamos na importância desses homens e dessas mulheres para a sociedade”, afirmou Fábio..

Palestras

O encontro entre os catadores e as cooperativas se dividiu em dois momentos. No primeiro, a promotora do Ministério Público do Paraná, Margarete Carvalho, proferiu uma palestra sobre a erradicação do trabalho infantil  nos processos de coleta de lixo. Logo após, o promotor de Justiça Sandro Luiz da Costa falou sobre a Lei 12.305/2012, que trata da nova Política Nacional de Resíduos Sólidos.

Já pela tarde, a Central Recicle falou sobre as ações que desenvolve no Estado e que são voltadas às organizações dos catadores de resíduos, a Emsurb explicou como é feito o processo de coleta seletiva em Aracaju e a Administração Estadual do Meio Ambiente (Adema) apresentou sobre o desenvolvimento administrativo e técnico das cooperativas.

Mais Notícias de Cotidiano
Pedro Ramos/Especial para o F5News
28/10/2021  09h31 A vida de quem não tem um lugar digno para morar em meio à pandemia
Falta de acesso à habitação persiste e desafia efetivação da cidadania
Foto: AAN/Reprodução
11/03/2021  18h30 Prefeitura realizará testes RT-PCR em assintomáticos no Soledade
Testagem ocorre a partir das 8h, na área externa da UBS Carlos Hardmam.
Foto: Agência Brasil/Reprodução
11/03/2021  17h30 Em dois novos editais, IBGE abre inscrições para 114 vagas em Sergipe
Os contratos terão duração de até um ano, com possibilidade de prorrogação
Foto: SSP/SE/Reprodução
11/03/2021  16h10 Polícia prende suspeito de furtar prédio do antigo PAC do Siqueira
Homem foi flagrado pelas câmeras de segurança do Ciosp levando uma porta
Foto: SES
11/03/2021  16h10 Com aumento de casos, Sergipe teme falta de insumos hospitalares
Secretária Mércia Feitosa lembra necessidade de reduzir ocupação de leitos