Catedral Metropolitana de Aracaju será totalmente restaurada em 2012
Cotidiano 05/11/2011 09h04Por Marcos Rodrigues
Na manhã da última sexta-feira (04), representantes do Governo do Estado e da Arquidiocese de Aracaju se reuniram para delinear os parâmetros para a restauração interna e externa do prédio. Entre os presentes na reunião,estava o subsecretário de Estado do Patrimônio Histórico, Luiz Alberto, Dílson Andrade, diretor de obras da empresa MRM, responsável pela obra, o bispo auxiliar da Arquidiocese, dom Henrique Soares e o pároco da catedral, Pe. José Dácio.
Durante a reunião foram discutidos termos para a reforma e condições do prédio, análise estrutural e iluminação cênica. Dílson aproveitou o momento para expor a estratégia de trabalho, tendo em vista a grade complexidade da execução da reforma e restauração da Catedral. O diretor entregou a dom Henrique uma publicação que demonstra a competência da empresa nesse tipo de serviço. Sobre questões estruturais, o diretor informa que “o respaldo envolve desde a contenção de umidade que nós vimos ali, que temos que pesquisar as tecnologias adequadas para esse tipo de umidade, como também qualquer questão de ordem estrutural”.
Dom Henrique mostrou-se animado com a notícia. “Fico feliz, porque o que ficou definido no último encontro, quando o vice-governador Jackson Barreto estava no exercício do governo, foi concretizado antes do cronograma planejado. Da nossa parte faremos tudo para agilizar”, afirmou.
De acordo com o bispo auxiliar, é possível que as obras se iniciem em 2012, durando em média seis meses na parte externa e depois a parte interna será restaurada.
Foto: Noel Lino


Falta de acesso à habitação persiste e desafia efetivação da cidadania

Testagem ocorre a partir das 8h, na área externa da UBS Carlos Hardmam.

Os contratos terão duração de até um ano, com possibilidade de prorrogação

Homem foi flagrado pelas câmeras de segurança do Ciosp levando uma porta

Secretária Mércia Feitosa lembra necessidade de reduzir ocupação de leitos