Católicos se reúnem em Missa dos Santos Óleos no bairro Siqueira Campos
Mais de 50 sacerdotes participaram da celebração religiosa na paróquia N. Sra. de Lourdes Cotidiano | Por Saullo Hipolito* 18/04/2019 11h13 - Atualizado em 19/04/2019 10h46A última missa antes do Tríduo Pascal foi realizada nesta quarta-feira (18), no bairro Siqueira Campos, na zona Oeste de Aracaju (SE). A celebração contou com a participação de diversos padres da Arquidiocese de Aracaju, além de diáconos, religiosos e fiéis leigos. Conhecida como Missa Crismal ou Missa dos Santos Óleos, o ato marca a renovação das promessas sacerdotais pronunciadas no dia da ordenação, sendo assim também conhecida como Missa da Unidade.
O evento de fé aconteceu na paróquia Nossa Senhora de Lourdes e teve início às 9h. No local os óleos dos catecúmenos e dos enfermos foram abençoados. Foi momento também para consagrar o óleo do Crisma, que é utilizado pelas paróquias nos Sacramentos do Batismo, Unção dos Enfermos e Crisma, ao longo do ano.
“É o dia em que nós renovamos as nossas promessas sacerdotais, momento em que temos a oportunidade de estar mais próximos a Cristo, no coração da igreja, em obediência ao nosso bispo e aos sucessores do nosso bispo, como também entre nós. É um dia de fraternidade e ao mesmo tempo, no momento da ceia, recordaremos a instituição tanto da eucaristia quanto dos próprios sacerdotes”, afirmou o padre Helelon Bezerra dos Anjos.
Para a irmã da Congregação das Irmãs Ministras dos Enfermos, Luzivane Pereira, a celebração desta quarta-feira (18) é uma grande festa para os católicos do mundo inteiro, já que é feita a memória da instituição da Eucaristia por Jesus."Ele sendo o alimento verdadeiro para todos aqueles que acreditassem que era o filho de Deus, por isso ele nos deixou como verdadeiro alimento espiritual o seu corpo e o seu sangue, que é sinal da nossa fé e se torna, para aqueles que crêem Nele, a nossa salvação", disse.
Para a aposentada Adalgiza Vieira, de 91 anos, participar da missa é uma benção. "Significa proximidade com Deus e momento de refletir os erros do passado", afirmou ela, que participa de três grupos católicos: Mão Rainha, Apóstolado da Oração e Legião de Maria.
A administradora Roseane Oliveira afirmou que a missa é o símbolo da Quaresma. Ela se disse afastada das Igrejas e agora retornou. "Durante os 40 dias procurei refletir sobre a vida e sobre os momentos obscuros que o Brasil tem passado, com os diversos crimes", afirmou.
* Estagiário sob supervisão da jornalista Fernanda Araujo.


Falta de acesso à habitação persiste e desafia efetivação da cidadania

Testagem ocorre a partir das 8h, na área externa da UBS Carlos Hardmam.

Os contratos terão duração de até um ano, com possibilidade de prorrogação

Homem foi flagrado pelas câmeras de segurança do Ciosp levando uma porta

Secretária Mércia Feitosa lembra necessidade de reduzir ocupação de leitos