Católicos se reúnem em Missa dos Santos Óleos no bairro Siqueira Campos
Mais de 50 sacerdotes participaram da celebração religiosa na paróquia N. Sra. de Lourdes
Cotidiano | Por Saullo Hipolito* 18/04/2019 11h13 - Atualizado em 19/04/2019 10h46

A última missa antes do Tríduo Pascal foi realizada nesta quarta-feira (18), no bairro Siqueira Campos, na zona Oeste de Aracaju (SE). A celebração contou com a participação de diversos padres da Arquidiocese de Aracaju, além de diáconos, religiosos e fiéis leigos. Conhecida como Missa Crismal ou Missa dos Santos Óleos, o ato marca a renovação das promessas sacerdotais pronunciadas no dia da ordenação, sendo assim também conhecida como Missa da Unidade.

O evento de fé aconteceu na paróquia Nossa Senhora de Lourdes e teve início às 9h. No local os óleos dos catecúmenos e dos enfermos foram abençoados. Foi momento também para consagrar o óleo do Crisma, que é utilizado pelas paróquias nos Sacramentos do Batismo, Unção dos Enfermos e Crisma, ao longo do ano.

“É o dia em que nós renovamos as nossas promessas sacerdotais, momento em que temos a oportunidade de estar mais próximos a Cristo, no coração da igreja, em obediência ao nosso bispo e aos sucessores do nosso bispo, como também entre nós. É um dia de fraternidade e ao mesmo tempo, no momento da ceia, recordaremos a instituição tanto da eucaristia quanto dos próprios sacerdotes”, afirmou o padre Helelon Bezerra dos Anjos.

Para a irmã da Congregação das Irmãs Ministras dos Enfermos, Luzivane Pereira, a celebração desta quarta-feira (18) é uma grande festa para os católicos do mundo inteiro, já que é feita a memória da instituição  da Eucaristia por Jesus.

"Ele sendo o alimento verdadeiro para todos aqueles que acreditassem que era o filho de Deus, por isso ele nos deixou como verdadeiro alimento espiritual o seu corpo e o seu sangue, que é sinal da nossa fé e se torna, para aqueles que crêem Nele, a nossa salvação", disse.

Para a aposentada Adalgiza Vieira, de 91 anos, participar da missa é uma benção.  "Significa proximidade com Deus e momento de refletir os erros do passado", afirmou ela, que participa de três grupos católicos: Mão Rainha, Apóstolado da Oração e Legião de Maria.

A administradora Roseane Oliveira afirmou que a missa é o símbolo da Quaresma. Ela se disse afastada das Igrejas e agora retornou. "Durante os 40 dias procurei refletir sobre a vida e sobre os momentos obscuros que o Brasil tem passado, com os diversos crimes", afirmou.

* Estagiário sob supervisão da jornalista Fernanda Araujo.

 

Mais Notícias de Cotidiano
Pedro Ramos/Especial para o F5News
28/10/2021  09h31 A vida de quem não tem um lugar digno para morar em meio à pandemia
Falta de acesso à habitação persiste e desafia efetivação da cidadania
Foto: AAN/Reprodução
11/03/2021  18h30 Prefeitura realizará testes RT-PCR em assintomáticos no Soledade
Testagem ocorre a partir das 8h, na área externa da UBS Carlos Hardmam.
Foto: Agência Brasil/Reprodução
11/03/2021  17h30 Em dois novos editais, IBGE abre inscrições para 114 vagas em Sergipe
Os contratos terão duração de até um ano, com possibilidade de prorrogação
Foto: SSP/SE/Reprodução
11/03/2021  16h10 Polícia prende suspeito de furtar prédio do antigo PAC do Siqueira
Homem foi flagrado pelas câmeras de segurança do Ciosp levando uma porta
Foto: SES
11/03/2021  16h10 Com aumento de casos, Sergipe teme falta de insumos hospitalares
Secretária Mércia Feitosa lembra necessidade de reduzir ocupação de leitos