Censo Educacional quer matricular 391 crianças em Ilha das Flores
Cotidiano 01/12/2011 16h15Por Sílvio Oliveira
O Ministério Público Estadual e a Secretaria de Estado da Educação realizarão o pós-censo educacional na cidade de Ilha das Flores (SE), nesta sexta-feira (02). A intenção é matricular 391 crianças na faixa etária de três a 18 anos e registrar 66 crianças que não possuem certidão de nascimento.
A ação acontecerá na escola estadual Manoel Antônio Pereira, às 8h. O Ministério Público aproveitará a oportunidade para lançar a Ficha de Comunicação de Aluno Infrequente (Ficai), na qual serão lançados os dados dos alunos que estão matriculados na Rede de Ensino, mas que frequentemente faltam às aulas. O programa Sergipe Alfabetizado também matriculará adultos e analfabetos que desejam ser alfabetizados.
Selma Siqueira de Carvalho, coordenadora executiva do projeto, revela que na última pesquisa executada em Ilha das Flores foi identificado um percentual de 39,31% de pessoas que não estão frequentando as salas de aula, ou seja, dos 391 alunos na faixa etária de três a 18 anos. Também será oficialmente divulgado que 18 crianças necessitam de educação especial no município e 66 crianças estão invisíveis para as políticas de cidadania, por não ter registro de nascimento.
Diante dos resultados, serão convocadas todas as escolas estaduais e municipais para ofertar vagas pré-existentes a esses potenciais alunos, a fim de que iniciem ou retomem os estudos nos anos subsequentes. “O censo deixou de ser somente educacional para ser social e um projeto de cidadania. Além de incentivar a matrícula das crianças fora da sala de aula, há a participação do cartório para registrar, do Creese com médicos especializados para crianças especiais, e do Sergipe Alfabetizado e Educação de Jovens e Adultos (EJA)”, informou Selma Siqueira.
Depois de Ilha das Flores, o município de Maruim receberá o pós-censo em fevereiro de 2012. O cronograma do próximo ano já contempla os municípios de Itaporanga D’Ajuda e São Cristóvão, além dos bairros Matadouro e Mosqueiro, em Aracaju.


Falta de acesso à habitação persiste e desafia efetivação da cidadania

Testagem ocorre a partir das 8h, na área externa da UBS Carlos Hardmam.

Os contratos terão duração de até um ano, com possibilidade de prorrogação

Homem foi flagrado pelas câmeras de segurança do Ciosp levando uma porta

Secretária Mércia Feitosa lembra necessidade de reduzir ocupação de leitos