Central de Flagrantes começa a funcionar em tempo integral em Aracaju
Serão formadas duas equipes, no mesmo espaço físico, com coordenação própria Cotidiano | Por Saullo Hipolito* 18/03/2019 10h10 - Atualizado em 18/03/2019 11h25A partir desta segunda-feira (18), as delegacias Norte e Sul de Aracaju serão fundidas formando a Central de Flagrantes, que funcionará no prédio da 3ª Delegacia Metropolitana (3ª DM), localizada na avenida Visconde de Maracaju, no bairro Santos Dumont, zona Norte da capital.
O objetivo é que a unidade funcione 24 horas por dia, com profissionais especializados para agilizar o flagrante e liberar a guarnição.
De acordo com a delegada Viviane Pessoa, coordenadora da Polícia Civil, a delegacia da zona Sul deve se concentrar nas investigações da área, nos casos de roubo e furto, funcionando das 7h às 18h. Segundo a delegada, o serviço mais focado na área tem o objetivo de reduzir a mancha criminal.
Já no período da noite, finais de semana e feriados será necessário recorrer à Central de Flagrantes. “Pretendemos liberar mais rapidamente as pessoas que necessitam registrar um boletim, que tiveram uma ocorrência no período noturno. A população vai ter uma unidade que atende todas as guarnições, com duas equipes ao mesmo tempo, e no horário em que as delegacias não funcionam”, afirmou Viviane Pessoa em entrevista ao Balanço Geral.
A distribuição de profissionais é simples, equipes das Plantonistas Norte e Sul serão deslocadas para o mesmo espaço físico, formando duas outras, com coordenação própria. “Atenderemos toda a região metropolitana, por isso, buscamos um prédio mais centralizado. O intuito é identificar o que não está funcionando bem e realizar mudanças”, disse a delegada.
O objetivo do Estado é buscar um prédio próprio, mas no momento não há previsão disso acontecer. A delegada afirmou que os esforços estão concentrados em fazer a Central funcionar da melhor forma. O térreo foi desocupado para receber a unidade de flagrantes e adaptado com dois acessos (para população e para a guarnição).
* Estagiário sob supervisão da jornalista Fernanda Araujo.


Falta de acesso à habitação persiste e desafia efetivação da cidadania

Testagem ocorre a partir das 8h, na área externa da UBS Carlos Hardmam.

Os contratos terão duração de até um ano, com possibilidade de prorrogação

Homem foi flagrado pelas câmeras de segurança do Ciosp levando uma porta

Secretária Mércia Feitosa lembra necessidade de reduzir ocupação de leitos