Cerca de 52 armas de fogo foram apreendidas por mês em 2020 em Sergipe
No estado, policiais recebem bonificação pela retirada de armas das ruas Cotidiano | Por Will Rodriguez 05/02/2021 14h00 - Atualizado em 05/02/2021 14h03Sergipe encerrou o ano de 2020 com uma média de 52 armas de fogo retiradas de circulação das ruas por mês. É o que aponta um levantamento da Secretaria da Segurança Pública (SSP), antecipado ao F5 News nesta sexta-feira (5).
Os dados mostram que 627 armas de fogo foram apreendidas pelas forças policiais ao longo dos 12 meses do ano passado. O total, no entanto, é 45% menor do que o registrado no ano anterior, quando foram apreendidas 1.150 armas.
No estado, os policiais recebem uma compensação financeira de R$ 400 pela retirada desses armamentos irregulares do convívio com a população, conforme uma Lei Estadual de 2005. No ano passado, um montante de R$ 276.731,86 foi pago aos agentes da segurança pública que retiraram armas ilegais das ruas.
O secretário da Segurança Pública, João Eloy de Menezes, ressalta que a apreensão de armas tem reflexo imediato na redução dos índices de criminalidade, mais notadamente dos homicídios.
“Nosso maior objetivo é a preservação de vidas. Estamos aqui todos os dias trabalhando, incessantemente, para garantir a segurança pública em cada região de Sergipe. E a apreensão de armas de fogo irregulares é fundamental para a melhoria da segurança pública da nossa população”, disse Eloy.
Quando a arma é apreendida na fase de inquérito, fica sob a custódia da Polícia Civil até a conclusão da investigação e, posteriormente, é encaminhada ao Poder Judiciário.





