Cerca de 850 pacientes aguardam por cirurgias urológicas em SE
Pacientes esperam mais de um ano para realização de procedimentos Cotidiano 10/10/2011 15h55Por Eliene Andrade
Cerca de 850 pacientes oncológicos e com doenças urológicas estão na fila aguardando vaga para a realização de cirurgias em Sergipe. A situação foi apresentada nesta segunda-feira (10), durante uma audiência pública realizada no Ministério Público Estadual (MPE) com a participação da Sociedade Brasileira de Urologia. A Secretaria Municipal de Saúde (SMS), apesar de notificada, não compareceu à audiência para prestar esclarecimentos. Uma nova audiência foi marcada para o próximo dia 26 de outubro também no MPE.
De acordo com o médico representante da Sociedade Brasileira de Urologia em Sergipe, Ricardo Bragança, além da fila, pacientes chegam a esperar mais de um ano para realização de procedimentos. Ainda segundo ele, todo levantamento necessário e propostas, objetivando a adequação do serviço junto ao Hospital Cirurgia (HC) e a implantação de outro serviço de cirurgias no Hospital São José, foi encaminhado no mês de agosto à SMS, mas não obteve retorno.
“Atualmente, o HC realiza cirurgias de média e grande complexidade. Outras cirurgias mais simples são feitas de maneira aleatória em outros hospitais, mas não atende a demanda necessária. Por isso que nós entregamos à SMS uma visão detalhada dos problemas, as soluções cabíveis e como agir para poder fazermos outro serviço paralelo ao HC que resolva em parte a demanda desses pacientes”, disse.
HU
De acordo com Bragança, o Hospital Universitário não dá conta do atendimento por ser um hospital de ensino e por ter limite de espaço físico “Só temos três salas cirúrgicas e outra para pequenas cirurgias. Além disso, não temos acesso todos os dias a essas salas. Temos pacientes com mais de um ano esperando para fazer um exame ou cirurgia”, relatou.
A promotora de Justiça Alessandra Pedral o MPE solicitou a audiência devido ao número de reclamações que têm chegado ao órgão. Por conta da ausência da SMS, uma nova audiência foi marcada, quando também participarão a Secretaria Estadual de Saúde (SES), Hospital Cirurgia (HC), Hospital São José e Conselho Regional de Medicina.
SMS
O diretor de Atenção à Saúde da SMS, Paulo Nunes, informou que os procedimentos urológicos serão ofertados através do Hospital São José. Segundo ele, o assunto vem sendo discutido e que ainda este mês a situação estará regularizada.


Falta de acesso à habitação persiste e desafia efetivação da cidadania

Testagem ocorre a partir das 8h, na área externa da UBS Carlos Hardmam.

Os contratos terão duração de até um ano, com possibilidade de prorrogação

Homem foi flagrado pelas câmeras de segurança do Ciosp levando uma porta

Secretária Mércia Feitosa lembra necessidade de reduzir ocupação de leitos