Chuva provoca alagamentos e Defesa Civil monitora maré alta em Aracaju
De acordo com o órgão, a maré vai atingir 2,3 metros exatamente às 18h27 Cotidiano 12/03/2020 11h59As equipes da Secretaria da Defesa Social e da Cidadania (Semdec), por meio da Defesa Civil de Aracaju, estiveram nos principais pontos de alagamento para orientar a população e adotar as medidas cabíveis junto aos demais órgãos da gestão municipal. Também foram atendidos, prontamente quatro chamados registrados por meio do número emergencial 199.
O secretário da Defesa Social e da Cidadania, Luís Fernando Almeida, informa que todas as equipes da Prefeitura estão atentas às demandas da população. "Todos os órgãos municipais envolvidos diretamente com o impacto das chuvas e da alta da maré monitoram as localidades mais afetadas. Estamos atentos aos chamados e adotando as medidas necessárias para minimizar os transtornos", afirmou Luís Fernando.
Segundo o coordenador da Defesa Civil, major Sílvio Prado, o momento das precipitações coincidiu com o horário em que a maré esteve vazando. "O fato possibilitou que os impactos fossem minimizados, pois há um rápido escoamento das águas, em virtude do trabalho preventivo que foi realizado pela Prefeitura para a recuperação do sistema de drenagem", disse.
Entre os pontos em que foram identificados alagamentos estão a avenida Barão de Maruim, Conjunto Lourival Batista, nas proximidades do canal, e a rua Acre. No bairro Jabotiana não foi identificado impacto provocado pela chuva, assim como não houve impacto nos bairros Santa Maria e 17 de Março.
"O Bugio permanece recebendo o monitoramento das equipes em virtude da influência da maré alta. Salientando que, hoje, essa maré começa a reduzir. A expectativa é de que atinja 2,3 metros às 18h27", disse o coordenador da Defesa Civil, reforçando que a população vem sendo comunicada através de uma ampla campanha que envolve inclusive o Serviço de Alerta por SMS- 40199.
As avenidas Acrísio Cruz e Anísio Azevedo, no bairro Treze de Julho, e outros pontos em que houve alagamento tiveram o trânsito orientado pela SMTT, que viabilizou desvios para evitar riscos durante os horário de pico da maré e da chuva.
Os órgãos municipais atuam de maneira integrada para proporcionar uma rápida resposta à população. Estão envolvidos nesse trabalho a Empresa Municipal de Obras e Urbanização (Emurb), a Empresa Municipal de Serviços Urbanos (Emsurb), a Secretaria Municipal da Assistência Social, Secretaria Municipal da Defesa Social e da Cidadania, por meio da Defesa Civil, e a Superintendência Municipal de Transporte e Trânsito (SMTT).
Fonte: Prefeitura Municipal de Aracaju



