Chuvas cairão em todo o Estado até o dia 22
Grande Aracaju deverá receber maior precipitação nos próximos dias
Cotidiano 18/05/2012 15h57

Por Sílvio Oliveira

O Centro de Meteorologia da Secretaria de Estado do Meio Ambiente e dos Recursos Hídricos (Cemese/Semarh) prevê que as chuvas cairão em todo o Estado de Sergipe, até o dia 22 de maio. Há previsão também de que os sistemas advindos de massa do Oceano Atlântico continuarão comandando o tempo até meados de setembro.

Segundo o meterologista Overland Amaral, há cinco dias, o Centro de Meteorologia já anunciava chuvas desde a última  quinta-feira (17) por conta do aquecimento da água do Oceano Atlântico e massa de ar frio em direção ao continente, convergindo em sistemas de chuvas.

“O que teremos é a incidência dessa ocorrência climática, que vai do litoral Sul e, de forma decrescente, sobe para o Sertão. As primeiras águas de maio, mês tradicionalmente mais chuvosa no Estado, resultam do aquecimento das águas do Oceano Atlântico, da redução da pressão atmosférica no Nordeste do país, da incursão de frentes frias vindas do sul do continente americano e do encontro da massa fria com a seca provocando nebulosidade e precipitação”, explica o meteorologista Overland Amaral.

A previsão dá conta de que as chuvas intensificarão até o dia 22 de maio, com precipitação maior no Litoral, podendo chegar em algumas regiões a 100ml. Como os sistemas de chuva são comandados pela vida de massa de ar fria do Oceano Atlântico, as chuvas ocorrerão também no Sertão, mas com menor precipitação. “A frente fria adentrou o Estado vinda da Bahia e deve permanecer até 22 de maio, com chuvas significativas no Litoral, com intervalos de chuvas”, explicou.

Na Grande Aracaju (foto principal), ainda segundo o Centro de Meteorologia da Semarh, haverá um aumento das chuvas a partir deste sábado (19), podendo chegar a 20 milímetros, especialmente entre o meio-dia e às 14h. Já no dia 20, as chuvas deverão se intensificadas na região Sul do Estado e Agreste Central, com nível também em torno de 20 mm.

Estado de atenção

Enquanto que a Defesa Civil Estadual prioriza a atenção para os 18 municípios que decretaram estado de emergência por conta da seca, a Defesa Civil de Aracaju se volta para as possíveis áreas de risco de desmoronamento, com a chegada da chuva na capital.

No mês de março, as Defesas Civis estadual e municipal se reuniram para definirem em conjunto um plano de monitoramente das áreas de risco. As 15 áreas sujeitas a desmoronamento em Aracaju continuam sendo monitoradas permanentemente.

Conforme Nicanor Neto, da Defesa Civil municipal, há pontos de riscos, principalmente nos bairros Cidade Nova, Industrial, Santo Antônio, Olaria, Bugio, Soledade, Lamarão, Santos Dumont e Santa Gleide, América.

O coordenador informou ainda que este ano não houve nenhum chamamento ainda por conta de chuva em Aracaju, apenas alagamentos. “Estamos em estado de atenção, pois quando sabe que vai chover há um monitoramente através de sistes da previsão do tempo”, afirma.

Ele alerta que o cidadão ao perceber estalos, rachaduras, piso cedendo, um poste de energia elétrica cedendo, deverá entrar em contato com o número 190, que o atendente irá saber a que órgão se dirigir

Segundo ele, a população tem que contribuir também com a colocação do lixo em local adequado e não deve depositar resto de material de construção em qualquer lugar da via pública.

Foto: Sílvio Oliveira

Mais Notícias de Cotidiano
Pedro Ramos/Especial para o F5News
28/10/2021  09h31 A vida de quem não tem um lugar digno para morar em meio à pandemia
Falta de acesso à habitação persiste e desafia efetivação da cidadania
Foto: AAN/Reprodução
11/03/2021  18h30 Prefeitura realizará testes RT-PCR em assintomáticos no Soledade
Testagem ocorre a partir das 8h, na área externa da UBS Carlos Hardmam.
Foto: Agência Brasil/Reprodução
11/03/2021  17h30 Em dois novos editais, IBGE abre inscrições para 114 vagas em Sergipe
Os contratos terão duração de até um ano, com possibilidade de prorrogação
Foto: SSP/SE/Reprodução
11/03/2021  16h10 Polícia prende suspeito de furtar prédio do antigo PAC do Siqueira
Homem foi flagrado pelas câmeras de segurança do Ciosp levando uma porta
Foto: SES
11/03/2021  16h10 Com aumento de casos, Sergipe teme falta de insumos hospitalares
Secretária Mércia Feitosa lembra necessidade de reduzir ocupação de leitos