Chuvas devem continuar finas e moderadas até o final do mês de Agosto
Cotidiano 02/08/2012 13h56
Apesar de prognóstico da previsão do tempo para os meses de junho, julho e agosto deste ano ter indicado chuvas abaixo da média para o setor Leste do Nordeste do Brasil neste período, o índice de pluviosidade registrou chuvas em torno da média histórica. Exemplo disso é o Sertão Sergipano, com média histórica mensal de 108 milímetros, o índice de precipitação da região foi fechado nesse mês de julho com o total de 95 milímetros. Os dados foram registrados por meio da sala de situação da Secretaria de Estado do Meio Ambiente dos Recursos Hídricos (Semarh).
De acordo com o meteorologista da Semarh, Overland Amaral, as chuvas que caíram no sertão desde o mês de junho, embora tardias, por serem esperadas desde o mês de maio, não são tão significativas para o enfrentamento à seca. "Para suprir a necessidade de chuvas no sertão, a exemplo de açudes cheios, seria necessário chover 200 mm sobre a média histórica", afirmou.
"As chuvas que estiveram caindo na região do sertão atendem apenas ao plantio do feijão e do milho, ou seja, é apenas significativa para a pastagem e a agricultura", explicou Overland.
Índice de chuvas
Segundo explica ainda o meteorologista, o mês de agosto, iniciado nesta quarta-feira, dia 01, não terá um comportamento climático diferente dos dois meses anteriores, junho e julho. As chuvas deverão se manter finas, moderadas e contínuas em todo o estado de Sergipe.
Overland disse que por estarmos no inverno, uma época marcada por fortes chuvas, as baixas temperaturas em algumas regiões do estado fazem jus a atual estação do ano. "Em Palmares, por exemplo, povoado de Riachão do Dantas, região sul do estado, a temperatura chegou a menos de 15 graus. Com temperatura amena, as cidades do sertão como Nossa Senhora da Glória, Carira e Monte Alegre, chegaram a variar entre 17 a 19 graus".

Falta de acesso à habitação persiste e desafia efetivação da cidadania
Testagem ocorre a partir das 8h, na área externa da UBS Carlos Hardmam.
Os contratos terão duração de até um ano, com possibilidade de prorrogação
Homem foi flagrado pelas câmeras de segurança do Ciosp levando uma porta
Secretária Mércia Feitosa lembra necessidade de reduzir ocupação de leitos
