Ciosp amplia número de câmeras em Aracaju
Monitoramento auxilia a polícia no trabalho de combater a criminalidade Cotidiano 28/07/2011 15h36Por Adriana Meneses
Com objetivo não apenas de reduzir a quantidade de delitos, mas também de aumentar as estatísticas de elucidação de procedimentos investigativos, a Secretaria de Segurança Pública (SSP), através do Centro Integrado de Operações em Segurança Pública (Ciosp), está ampliando o número de equipamento de monitoramento (câmeras) em pontos estratégicos de Aracaju.
De acordo com o diretor do Ciosp, o coronel da Polícia Militar Salvador Sobrinho, o sistema que foi criado no ano2009, tem-se mostradouma ferramenta de grande importância para a Segurança Pública, sobretudo nas atividades de prevenção e investigação.
“À medida que oferece subsídios para a identificação dos autores de delitos nas regiões onde estão instaladas, as câmeras inibe a ação de criminosos que, sabendo que são monitorados, evitam os locais cobertos pelos equipamentos da SSP”, ressaltou Sobrinho.
Ainda de acordo com Salvador Sobrinho, devido aos resultados positivos verificados com a utilização do serviço, já existe uma previsão de ampliação com a instalação de 12 câmeras na região da Orla de Atalaia, com estimativa para início de operação em setembro, e 14 no Bairro Santa Maria, que devem começar a funcionar em novembro deste ano.
“O que se espera com o emprego desse tipo de equipamento é que haja uma redução na quantidade de delitos verificados nas regiões monitoradas, bem como um aumento no índice de elucidações de procedimentos investigativos, tendo em vista a manutenção de vigilância 24 horas e a grande possibilidade de identificação dos autores”, afirmou
O sistema hoje é composto por 39 câmeras, sendo 17 no centro comercial de Aracaju, nove na região da Praia 13 de Julho, Av. Francisco Porto e adjacências e mais 13 no Bairro Siqueira Campos, funcionando ainda em fase experimental.
Foto: Allan de Carvalho- Ascom/SSP


Falta de acesso à habitação persiste e desafia efetivação da cidadania

Testagem ocorre a partir das 8h, na área externa da UBS Carlos Hardmam.

Os contratos terão duração de até um ano, com possibilidade de prorrogação

Homem foi flagrado pelas câmeras de segurança do Ciosp levando uma porta

Secretária Mércia Feitosa lembra necessidade de reduzir ocupação de leitos