Ciosp recebe denúncias de crimes eleitorais pelo 190
As informações serão repassadas para as polícias estaduais e federal Cotidiano 14/11/2020 17h57O Centro Integrado de Operações em Segurança Pública (Ciosp) estará à disposição da sociedade sergipana para a garantia da integralidade das eleições deste domingo, 15, através do telefone 190. A unidade, vinculada à SSP, já atualizou nos sistemas de ocorrências as tipificações dos casos previstos pela legislação eleitoral e estará de prontidão para o encaminhamento das informações às forças de segurança estadual e federal em todo o estado de Sergipe.
O coronel Eduardo Brandão, diretor do Ciosp, explicou que, atendendo à determinação do secretário da segurança pública, João Eloy de Menezes, o plantão da unidade já está reforçado desde esta sexta-feira, 13. “O Ciosp trabalhará em sistema especial. É uma determinação do secretário que tenhamos um efetivo redobrado. Nosso videomonitoramento estará acompanhando os locais de votação e teremos o apoio dos drones para os locais mais complexos”, frisou.
As tipificações penais relacionadas à legislação eleitoral já estão disponíveis nos sistemas do Ciosp para o recebimento das denúncias feitas por toda a população sergipana. “A tipificação penal eleitoral, já foi reaberta no Ciosp. Estamos registrando todos os ilícitos penais como compra de votos, transporte de eleitores, ou qualquer caso que vá de encontro à legislação eleitoral. Nós registramos e passamos às Polícias Civil, Militar e para o Corpo de Bombeiros, que atuará em algumas cidades do estado. Também temos o apoio Criminalística”, reforçou o coronel.
O diretor do Ciosp ressaltou que as equipes estão centradas na garantia do direito do voto e manutenção da segurança pública em todos os municípios de Sergipe. “A nossa preocupação como funcionário público é atender às demandas da sociedade da melhor forma possível. Registrem as ocorrências, que, através dessa comunicação, é que conseguiremos ter uma eleição limpa e justa. A segurança pública de Sergipe estará trabalhando para que todas as legislações, penal, criminal e eleitoral, sejam cumpridas”, ressaltou.
As ocorrências relacionadas à votação serão encaminhadas às instituições da esfera federal, responsáveis pelas investigações de crimes eleitorais, e também do âmbito estadual. “Todas as informações que são eleitorais serão, automaticamente, repassadas, com o relatório, para o Ministério Público Federal (MPF), Ministério Público Estadual (MPSE), Polícia Federal e Polícia Civil”, finalizou.
Fonte: SSP/SE

