Cirurgiões-dentistas protestarão contra operadoras de plano de saúde
Não haverá mobilização. Indicação é que não atendam por planos de saúde Cotidiano 24/10/2012 15h57Por Sílvio Oliveira
Um dia sem atendimento eletivo aos planos de saúde. Essa é a proposta dos Conselhos Regionais de Odontologia (CRO) de todo o país, e que também deverá acontecer em Sergipe, nesta quinta-feira (25), quando os profissionais comemorarão o Dia Nacional do Cirurgião-dentista. O objetivo é mostra as empresas que se faz necessário reajustar as tabelas de procedimentos e implantar o Coeficiente Brasileiro Hierarquizado de Procedimentos Odontológicos (CBHPO).
Para se ter ideia, em alguns procedimentos, as operadoras de plano de saúde subestiam os valores e pagam até 10% do valor de mercado, ou seja, uma consulta que deveria ser de aproximadamente R$ 80, chega-se a pagar R$ 10.
Para o presidente do Conselho Regional de Odontologia/ SE, Augusto Tadeu, são mais de 10 anos sem reajuste. Ele explicou que em determinados procedimentos os planos de saúde pedem um raios-X para comprovação, quando deveria ter auditoria. “Enviamos correspondência para todos os profissionais, como fez os Conselhos em todo o país. A intenção é suspender os casos eletivos de plano de saúde, com exceção dos casos de urgência”, afirmou.
Quanto à questão do Coeficiente Hierarquizado, Augusto Tadeu destacou que são valores estudados pelo Departamento Intersindical de Estatística e Estudos Socioeconômicos (Diesse), ao analisar quanto custa o procedimento e quando a operadora deverá pagar. “Temos também os contratos que não contemplam os reajustes. Os Fóruns de discussões que só acontecem no eixo Rio-São Paulo”, completou.
Dia do Cirurgião
Em Sergipe não haverá nenhuma mobilização pública da categoria, nem assembleias.
O Sindicato dos Odontologistas do Estado de Sergipe (Sinodonto/SE) apoiará o Conselho Regional de Odontologia. “Estaremos reunidos, amanhã (quinta-feira), a partir das 9h, no Conselho à disposição da imprensa e nos nossos colegas. Vamos discutir a paralisação nacional e o nosso dia”, informou Márcio Macedo, presidente do Sinodonto/SE.
Os dois presidentes de entidades de classe – Augusto Tadeu (CRO/SE) e Márcio Macedo (Sinodonto/SE) – foram condizentes com a afirmação de que o Dia Nacional do Cirurgião-dentista tem o que comemorar, principalmente, por ser uma bela profissão e por ter profissionais éticos, que amenizam o sofrimento da sociedade.
Apenas falaram que também é um dia de protesto, até porque se faz necessário que os gestores e as operadoras de planos de saúde reconheçam o profissional, não como meramente de procedimentos estéticos, mas da área de saúde.
Foto:Ilustração
Leia mais
INCA aponta 160 novos casos de câncer de boca até final de 2012

Falta de acesso à habitação persiste e desafia efetivação da cidadania
Testagem ocorre a partir das 8h, na área externa da UBS Carlos Hardmam.
Os contratos terão duração de até um ano, com possibilidade de prorrogação
Homem foi flagrado pelas câmeras de segurança do Ciosp levando uma porta
Secretária Mércia Feitosa lembra necessidade de reduzir ocupação de leitos
