Cirurgiões-dentistas protestarão contra operadoras de plano de saúde
Não haverá mobilização. Indicação é que não atendam por planos de saúde
Cotidiano 24/10/2012 15h57

Por Sílvio Oliveira

Um dia sem atendimento eletivo aos planos de saúde. Essa é a proposta dos Conselhos Regionais de Odontologia (CRO) de todo o país, e que também deverá acontecer em Sergipe, nesta quinta-feira (25), quando os profissionais comemorarão o Dia Nacional do Cirurgião-dentista. O objetivo é mostra as empresas que se faz necessário reajustar as tabelas de procedimentos e implantar o Coeficiente Brasileiro Hierarquizado de Procedimentos Odontológicos (CBHPO).

Para se ter ideia, em alguns procedimentos, as operadoras de plano de saúde subestiam os valores e pagam até 10% do valor de mercado, ou seja, uma consulta que deveria ser de aproximadamente R$ 80, chega-se a pagar R$ 10.

Para o presidente do Conselho Regional de Odontologia/ SE, Augusto Tadeu, são mais de 10 anos sem reajuste. Ele explicou que em determinados procedimentos os planos de saúde pedem um raios-X para comprovação, quando deveria ter auditoria. “Enviamos correspondência para todos os profissionais, como fez os Conselhos em todo o país. A intenção é suspender os casos eletivos de plano de saúde, com exceção dos casos de urgência”, afirmou.

Quanto à questão do Coeficiente Hierarquizado, Augusto Tadeu destacou que são valores estudados pelo Departamento Intersindical de Estatística e Estudos Socioeconômicos (Diesse), ao analisar quanto custa o procedimento e quando a operadora deverá pagar. “Temos também os contratos que não contemplam os reajustes. Os Fóruns de discussões  que só acontecem no eixo Rio-São Paulo”, completou.

Dia do Cirurgião

Em Sergipe não haverá nenhuma mobilização pública da categoria, nem assembleias.

O Sindicato dos Odontologistas do Estado de Sergipe (Sinodonto/SE) apoiará o Conselho Regional de Odontologia.  “Estaremos reunidos, amanhã (quinta-feira), a partir das 9h, no Conselho à disposição da imprensa e nos nossos colegas. Vamos discutir a paralisação nacional e o nosso dia”, informou Márcio Macedo, presidente do Sinodonto/SE.

Os dois presidentes de entidades de classe – Augusto Tadeu (CRO/SE) e Márcio Macedo (Sinodonto/SE) – foram condizentes com a afirmação de que o Dia Nacional do Cirurgião-dentista tem o que comemorar, principalmente, por ser uma bela profissão e por ter profissionais éticos, que amenizam o sofrimento da sociedade.

Apenas falaram que também é um dia de protesto, até porque se faz necessário que os gestores e as operadoras de planos de saúde reconheçam o profissional, não como meramente de procedimentos estéticos, mas da área de saúde.

Foto:Ilustração

Leia mais

INCA aponta 160 novos casos de câncer de boca até final de 2012

Mais Notícias de Cotidiano
Pedro Ramos/Especial para o F5News
28/10/2021  09h31 A vida de quem não tem um lugar digno para morar em meio à pandemia
Falta de acesso à habitação persiste e desafia efetivação da cidadania
Foto: AAN/Reprodução
11/03/2021  18h30 Prefeitura realizará testes RT-PCR em assintomáticos no Soledade
Testagem ocorre a partir das 8h, na área externa da UBS Carlos Hardmam.
Foto: Agência Brasil/Reprodução
11/03/2021  17h30 Em dois novos editais, IBGE abre inscrições para 114 vagas em Sergipe
Os contratos terão duração de até um ano, com possibilidade de prorrogação
Foto: SSP/SE/Reprodução
11/03/2021  16h10 Polícia prende suspeito de furtar prédio do antigo PAC do Siqueira
Homem foi flagrado pelas câmeras de segurança do Ciosp levando uma porta
Foto: SES
11/03/2021  16h10 Com aumento de casos, Sergipe teme falta de insumos hospitalares
Secretária Mércia Feitosa lembra necessidade de reduzir ocupação de leitos