CNE aprova medida que libera ensino remoto até dezembro de 2021
O texto ainda deverá ser homologado pelo Ministério da Educação (MEC) Cotidiano | Por Saullo Hipolito 07/10/2020 07h48O Conselho Nacional de Educação (CNE) aprovou nesta terça-feira a medida de liberação do ensino remoto até dezembro de 2021. O texto ainda precisa ser aprovado pelo Ministério da Educação (MEC), para possibilitar a junção dos anos letivos de 2020 e 2021 para os alunos.
Após longos e, algumas vezes, tumultuados seis meses de suspensão das aulas presenciais devido à pandemia do novo coronavírus, as escolas comunitárias, públicas e privadas voltam a ter esperança em retomar o ano letivo dos seus alunos, mesmo que de uma forma diferente.
De acordo com o texto, as diretrizes servem para todas as redes do país, desde a educação básica, até o ensino superior, entretanto, elas não possuem caráter obrigatório, ou seja, se a homologação do texto pelo MEC acontecer, as redes poderão aderir ou não à proposta.
Além desse fato, o CNE também aprovou que estados e municípios optem pela fusão dos anos letivos de 2020 e 2021 por meio da adoção de um continuum curricular de dois anos, na educação básica e um ano letivo "suplementar" para estudantes do 3º ano do Ensino Médio. Os dois itens também estão presentes no texto.





