Cohidro comemora Dia do Agricultor
Cotidiano 24/07/2012 10h24
No dia 28 de julho, em todo o país, é celebrado o Dia do Agricultor. Em Sergipe, a Companhia de Desenvolvimento de Recursos Hídricos e Irrigação de Sergipe (Cohidro) preparou material educativo para distribuir entre os agricultores assistidos pela empresa. As atividades ocorrem entre os dias 25, 26 e 28 de julho.
Durante as datas, os agricultores serão capacitados e receberão exemplares das cartilhas educativas que orientam sobre o uso de produtos alternativos para o controle de pragas e doenças na agricultura. As cartilhas foram elaboradas pela engenheira agrônoma e Gerente de Desenvolvimento Agropecuário da Cohidro, Sônia Loureiro e pelo agrônomo Remi Bastos. O livreto, intitulado “Racionalização do Uso de Agrotóxicos e Controle de Pragas e Doenças em Hortaliças Irrigadas” contêm 120 páginas ilustradas com informações sobre as principais pragas e doenças que afetam hortaliças como alface, a cebola, o pimentão, o quiabo e o tomate.
Já o material intitulado “Produtos Alternativos Para o Controle de Pragas e Doenças na Agricultura” propõe métodos sustentáveis de tratamento como receitas caseiras de produtos naturais, compostagem orgânica, cobertura morta e adubação verde, sem uso de agrotóxicos.
Além de receber as cartilhas, os agricultores serão capacitados em agroecologia, nos dias 25 e 26 de julho, nos municípios de Lagarto e Tobias Barreto. O projeto, desenvolvido pelo Sebrae e pela Cohidro, tem como objetivo implantar a modalidade em seus 6 perímetros irrigados. A iniciativa faz parte do programa Produção Agroecológica Integrada e Sustentável (PAIS).
A agricultura é uma das vertentes econômicas de maior relevância em todo o território brasileiro, inclusive, em Sergipe. Atualmente, o agronegócio é responsável por 25% do PIB (Produto Interno Bruto) e um terço dos empregos no país. Em Sergipe, existem 90.330 estabelecimentos da agricultura familiar, o que corresponde a 90% dos estabelecimentos agropecuários do estado. Eles ocupam 48% da área total dos estabelecimentos agropecuários e são responsáveis por 84% do pessoal ocupado no meio rural (225.950) e 68% do Valor Bruto da Produção Agropecuária do estado. A agricultura familiar responde por 96% da produção de mandioca, 95% da produção de feijão, 78% do arroz em casca, 79% do milho em grão e 78% dos suínos no estado.

Falta de acesso à habitação persiste e desafia efetivação da cidadania
Testagem ocorre a partir das 8h, na área externa da UBS Carlos Hardmam.
Os contratos terão duração de até um ano, com possibilidade de prorrogação
Homem foi flagrado pelas câmeras de segurança do Ciosp levando uma porta
Secretária Mércia Feitosa lembra necessidade de reduzir ocupação de leitos
