Com vacinação itinerante, Prefeitura imuniza 2.200 idosos em dois dias
A partir dessa quinta, dia 16, tem início a segunda fase dessa campanha Cotidiano | Por Agência Aracaju Notícias 15/04/2020 17h05 - Atualizado em 15/04/2020 19h50Para evitar aglomeração nas Unidades Básicas de Saúde (UBS) e atender de maneira estratégica a população idosa, que compõe um dos principais grupos de risco do novo coronavírus, a Prefeitura de Aracaju, por meio da Secretaria Municipal da Saúde (SMS), finalizou nesta quarta-feira (15), a vacinação itinerante de imunização contra a influenza, para os maiores 60 anos, no 28º Batalhão de Caçadores, no bairro 18 do Forte.
Para esta fase da imunização, a equipe foi composta pelos profissionais da SMS, da Guarda Municipal de Aracaju, dos residentes da Universidade Federal de Sergipe, e da Cruz Vermelha. De acordo com a coordenadora do Programa de Imunizações e de Doenças Imunopreveníveis da SMS, Ilziney Simões, foram mantidas as medidas de distanciamento entre as pessoas e disponibilizadas cadeiras para aqueles que não pudessem permanecer em pé por muito tempo.
“Com a meta de imunizar 90% do público alvo de idosos já alcançada, finalizamos a primeira fase da Campanha contra a influenza. Nestes dois dias de vacinação itinerante, na praça do final de linha do Bugio e hoje aqui no 28º Batalhão de Caçadores, totalizamos 2.200 idosos vacinados. Os idosos que ainda não tomaram a vacina contra a influenza, podem comparecer portando seu cartão de vacinação e documento de identificação nas Unidades Básicas de Saúde”, explicou a coordenadora.
Para o comandante do 28º BC, Magalhães, a SMS entrou em contato conosco e diante deste contexto de combate ao coronavírus, temos apoiado todas as iniciativas que somos solicitados. “Montamos esta logística parta receber os idosos na vacinação itinerante, com mais conforto e organização”, disse.
Após ser vacinada, a aposentada Valdenice de Oliveira aprovou a iniciativa. “Cheguei cedo e fiquei muito feliz com a organização da campanha itinerante, perto da minha casa, facilitando muito meu deslocamento", destacou.
A ação também chamou a atenção do aposentado Roberto Torres, que, ao saber da vacinação itinerante pela televisão, decidiu buscar pela dose de imunização. “Tudo organizado, sem aglomeração, e perto de casa, é bem mais fácil tomar a vacina para não ficar com gripe”, afirmou.
Próximas fases
A partir desta quinta-feira (16), a Prefeitura de Aracaju dá início à segunda fase dessa campanha, que estará voltada para os profissionais da força de segurança e salvamento, pessoas com doenças crônicas não transmissíveis e outras condições clínicas especiais; caminhoneiros, motoristas de transporte coletivo e portuários.
Os funcionários do sistema prisional, adolescentes e jovens de 12 a 21 anos sob medida socioeducativa e população privada de liberdade serão imunizados contra a Influenza nos locais onde se encontram, não havendo a necessidade de ir a uma Unidade Básica de Saúde para se vacinar.
A terceira etapa da campanha terá início no dia 9 de maio e será direcionada a professores das escolas públicas e privadas, crianças de 6 meses a menores de 6 anos, gestantes, puérperas, povos indígenas, adultos de 55 a 59 anos de idade e pessoas com deficiência.





