Combate à dengue em Aracaju é intensificado com o fumacê costal
Aplicação será realizada nos bairros José Conrado, Industrial e Santo Antônio Cotidiano | Por F5 News 26/05/2020 14h45A Prefeitura de Aracaju, por meio da Secretaria Municipal da Saúde (SMS), dá prosseguimento ao cronograma de combate ao Aedes aegypti e nesta terça-feira (26) realiza a aplicação do fumacê costal no bairro José Conrado de Araújo.
A mobilização tem como meta combater o vetor, evitar epidemias e óbitos em decorrência de doenças como a dengue, zika e chikungunya. Diante da nova realidade de distanciamento social por conta do coronavírus, o trabalho dos agentes de endemias no combate ao Aedes aegypti foi modificado.
“No fumacê não há a abordagem dos agentes nas casas, mas nas demais ações, a exemplo dos mutirões que seguem acontecendo aos sábados, é fundamental que a população receba os agentes nas portas de suas casas. Por medida de segurança, por conta da covid-19, estamos realizando a orientação sem entrar nas residências e essa estratégia de educação e saúde tem como principal ator a população que, seguindo as orientações dos agentes, evitará a proliferação do mosquito”, explica o gerente do Programa Municipal de Controle do Aedes aegypti da SMS, Jeferson Santana.
Na quarta (27), os agentes de combate às endemias estarão no bairro Industrial. Já na quinta-feira (28), a ação será no bairro Santo Antônio.
A ação do fumacê é realizada por duplas de agentes, que atuam entre quatro e sete quarteirões, sempre no horário entre as 17h e 19h, horário em que ocorre uma maior movimentação vetorial do mosquito.
Mutirão
No próximo sábado, dia 30, será realizado mais um mutirão de ações, dessa vez no bairro Dom Luciano. Os trabalhos serão iniciados a partir das 8h, tendo como ponto de partida o Centro de Atenção Psicossocial (Caps) Jael Patrício.





