Começa obra de revitalização viária da avenida Rio de Janeiro, em Aracaju
Com investimento de mais de R$ 9 milhões, reforma deve durar seis meses Cotidiano | Por Agência Aracaju 23/10/2019 18h27Com a remoção dos meios-fios de concreto pré-moldado num trecho de aproximadamente 200m do corredor de transporte da Augusto Franco, a Prefeitura de Aracaju iniciou, nesta quarta-feira (23), a execução da obra de revitalização viária e urbanística desta avenida, também conhecida por Rio de Janeiro.
Conforme o projeto executivo, a remoção dos meios-fios que delimitam a ciclovia das faixas para veículos é a primeira etapa desta obra, a qual será seguida pela limpeza e nivelamento do terreno onde será implantada a nova ciclovia, para então iniciar a etapa de fresagem e a reposição do pavimento asfáltico.
A retirada das peças foi iniciada a partir do cruzamento da via com a rua Santa Catarina e prosseguirá no sentido norte-sul da avenida, que está devidamente sinaliza para garantir a segurança dos operários da obra e dos condutores que trafegam por este corredor de transporte, que está sendo revitalizado no âmbito do Projeto de Mobilidade Urbana do Município.
Como a Rio de Janeiro passará a ter três faixas, é imprescindível que, antes, a ciclovia seja consolidada. "Esta obra visa a proporcionar políticas de transporte e circulação que priorizem os modais não motorizados. Com esta obra, a avenida passará a ter três faixas, melhorando a fluidez do trânsito para os milhares de veículos que utilizam-na diariamente e isto é o grande valor desta obra: mobilidade para todos os modais de transporte", explica Sérgio Ferrari, secretário municipal da Infraestrutura.
Segundo Ferrari, esta obra foi projeta considerando-se o futuro da cidade. "Estudos indicam que a frota de carros do mundo deva crescer a uma média de 3% ao ano até 2030 e que 75% da população mundial viverá em cidades até 2050. Esses dados devem ser considerados quando se executa uma obra de mobilidade, pois, ao se antecipar, evitamos um estrangulamento viário no futuro", avalia o secretário da Infraestrutura.
O projeto
A avenida Augusto Franco é um dos quatro corredores que fazem parte do Projeto de Mobilidade Urbana idealizado e executado pela atual gestão da Prefeitura de Aracaju. Orçada em cerca de R$9,6 milhões, as obras de revitalização viária e urbanística deste corredor contemplam os 7,5km de extensão da via, a qual corta os bairros Siqueira Campos, Getúlio Vargas, Pereira Lobo, Ponto Novo, Luzia, Jabotiana e São Conrado.
Serão realizados serviços de fresagem (retirada) do pavimento e recomposição do piso, com concreto betuminoso usinado a quente. Também serão realizados serviços de implantação de uma terceira faixa voltada para o transporte público, colocação de meios-fios, calçadas em concreto desempolado, rampas de acessibilidade, implantação de nova ciclovia, sinalização horizontal, vertical e semi-pórtico metálico.


Falta de acesso à habitação persiste e desafia efetivação da cidadania

Testagem ocorre a partir das 8h, na área externa da UBS Carlos Hardmam.

Os contratos terão duração de até um ano, com possibilidade de prorrogação

Homem foi flagrado pelas câmeras de segurança do Ciosp levando uma porta

Secretária Mércia Feitosa lembra necessidade de reduzir ocupação de leitos