Comissão da Verdade lembrará período da ditadura militar em Sergipe
Cotidiano 13/03/2012 11h49Por Fernanda Araujo
Vítimas que sofreram a repressão da ditadura militar em Sergipe serão lembradas em “Reunião Estadual da Comissão da Verdade”. Para participar do evento, foram convidados o ex-ativista sindical Milton Coelho que perdeu a visão pelas torturas sofridas e o ex-preso político Bosco Rolemberg, ambos sergipanos. Além disso, a reunião trará questões sobre as atribuições da Comissão Nacional da Verdade no estado para, a partir daí, lançar o Comitê Estadual de Acompanhamento das Atividades da Comissão Nacional da Verdade.
“Existe a Comissão instituída por Lei e nos estados há um acompanhamento para subsidiar informações. Vamos discutir se o Comitê vai ser criado e quem fará parte do Comitê, o qual será direcionado às vítimas sergipanas da ditadura e seus familiares também”, informa Elito Vasconcelos, ouvidor estadual da Secretaria de Estado dos Direitos Humanos e Cidadania (Sedhuc)
Segundo Elito, o comitê terá a importância de promover ações de cunho social às vítimas e familiares e de combate à violação dos direitos humanos, além de tentar buscar informações censuradas do período militar. “Em Sergipe as informações estão muito vagas. O Comitê irá acompanhar as atividades da Comissão, informar subsídios e buscar documentos escondidos e que podem estar no 28º BC de Sergipe e em Salvador, como a ‘Operação Cajueiro’ que torturou muita gente. Através deste, podemos ter vasta informação sobre esse período. Vai caber ao Comitê levar os documentos à Comissão Nacional da Verdade e se irá divulgá-los à população”.
Além de autoridades sergipanas, familiares e vítimas da ditadura e pessoas ligadas ao setor de direitos humanos, a reunião terá a presença do coordenador do Projeto Direito à Memória e à Verdade (SDH/Presidência da República), Gilney Viana, que promoverá debates, e levará a minuta de projeto de lei, uma série de documentos e filmes sobre os trabalhos desenvolvidos pela Comissão. O evento é coordenado pela ouvidoria da Sedhuc, juntamente com o secretário Luiz Eduardo Oliva e toda a diretoria. Acontece na próxima quinta-feira, 15, a partir das 18h30 na Escola do Legislativo, Praça Fausto Cardoso (antigo Prédio da Assembleia Legislativa).
Comissão da Verdade
Em 2011, o Senado e a presidente Dilma Rousseff aprovaram a criação da Comissão da Verdade, que tem o objetivo de apurar violações aos direitos humanos entre 1946 e 1988, período que inclui a ditadura militar, como ocultação de cadáveres, torturas, mortes, crimes perdoados com a Lei da Anistia de 1979. Durante as investigações, o grupo poderá requisitar informações, inclusive sigilosas, a órgãos públicos, convocar testemunhas, realizar audiências e solicitar perícias.
Operação Cajueiro
Sediada em Salvador (BA), a operação aconteceu no dia 20 de fevereiro de 1976, quando o coronel Oscar da Silva e outros oficiais da 6º Região Militar instauraram um Inquérito Policial Militar e sequestraram, em Sergipe, estudantes, ativistas, militantes políticos e trabalhadores que se manifestavam pelo fim da ditadura militar no Brasil. As vítimas, como Marcélio Bonfim Rocha, Milton Coelho de Carvalho, Carivaldo Lima Santos e Jackson de Sá Figueiredo, foram presas e levadas ao quartel do 28º Batalhão de Caçadores, onde receberam torturas físicas e psicológicas.
Foto: Arquivo Público do Estado de São Paulo (protestos pelos desaparecidos da Ditadura durante seção da Lei de Anistia na Câmara dos Deputados)

Falta de acesso à habitação persiste e desafia efetivação da cidadania
Testagem ocorre a partir das 8h, na área externa da UBS Carlos Hardmam.
Os contratos terão duração de até um ano, com possibilidade de prorrogação
Homem foi flagrado pelas câmeras de segurança do Ciosp levando uma porta
Secretária Mércia Feitosa lembra necessidade de reduzir ocupação de leitos
