Comunidade do bairro Siqueira Campos recebe campanha Julho Amarelo
A hepatite C é a principal causa de transplantes de fígado e não tem vacina Cotidiano | Por F5 News 18/07/2018 17h30Equipes do Programa de IST/Aids e Hepatites Virais da Secretaria de Estado da Saúde( SES) realizam, nesta quinta-feira (19), mais uma ação do “Julho Amarelo”, campanha de mobilização sobre as Hepatites Virais. A iniciativa ocorrerá das 18h às 21h na Praça Dom José Tomaz, Bairro Siqueira Campos, onde serão realizados testes rápidos das Hepatites B e C.
O público-alvo da campanha são os profissionais que atuam em salões de beleza, barbearias, tatuadores e colocadores de piercing da região, mas toda a comunidade está convidada a participar.
Durante todo mês a SES está realizando atividades voltadas à prevenção das hepatites. A concentração de atividades deve ocorrer na última semana do mês por conta do dia 28, data em que se celebra o Dia Mundial de Combate às Hepatites Virais. De acordo com o gerente do Programa IST/Aids, Almir Santana, atualmente as hepatites virais são doenças consideradas problema de saúde pública porque a grande maioria é assintomática, ou seja, são doenças silenciosas, o que implica dizer que as pessoas podem tê-las e não saber.
Tipos de hepatites
Cinco são os tipos mais comuns de hepatites virais (A, B, C, D e E) e no caso da hepatite B, há vacina disponível nos postos de saúde.
Hepatite A
Tem o maior número de casos, está diretamente relacionada às condições de saneamento básico e de higiene. É uma infecção leve e cura sozinha. Existe vacina.
Hepatite B
O segundo tipo com maior incidência, atinge maior proporção de transmissão por via sexual e contato sanguíneo. A melhor forma de prevenção para a hepatite B é a vacina, associada ao uso do preservativo.
Hepatite C
Tem como principal forma de transmissão o contato com sangue. É considerada a maior epidemia da humanidade hoje, cinco vezes superior à AIDS/HIV. A hepatite C é a principal causa de transplantes de fígado. Não tem vacina. A doença pode causar cirrose, câncer de fígado e morte.
Hepatite D
É causada pelo vírus da hepatite D (VHD) e ocorre apenas em pacientes infectados pelo vírus da hepatite B. A vacinação contra a do tipo B também protege de uma infecção com a hepatite D.
Hepatite E
É causada pelo vírus da hepatite E (VHE) e transmitida por via digestiva (transmissão fecal-oral), provocando grandes epidemias em certas regiões. A hepatite E não se torna crônica, porém, mulheres grávidas que foram infectadas pelo vírus da hepatite E podem apresentar formas mais graves da doença.
*Com informações da SES


Falta de acesso à habitação persiste e desafia efetivação da cidadania

Testagem ocorre a partir das 8h, na área externa da UBS Carlos Hardmam.

Os contratos terão duração de até um ano, com possibilidade de prorrogação

Homem foi flagrado pelas câmeras de segurança do Ciosp levando uma porta

Secretária Mércia Feitosa lembra necessidade de reduzir ocupação de leitos