Concentração do Pré-Caju será depois da Beira-Mar e Anízio Azevedo
ASBT garante que não terá encurtamento do trajeto Cotidiano 07/01/2013 19h00Por Sílvio Oliveira
Em uma reunião realizada na tarde desta segunda-feira (07), no Complexo Administrativo da Prefeitura Municipal de Aracaju, com o objetivo de traçar o novo trajeto do Pré-Caju 2013, se chegou ao consenso de que os trios elétricos ficarão enfileirados na via interna da avenida Beira-Mar, no trecho que compreende o Iate Clube de Aracaju e o posto Aracaju, e só começarão a tocar a partir do cruzamento desta avenida com a Anísio Azevedo.
Também ficou proibida a venda de produtos por parte de ambulantes neste trecho da avenida Beira-Mar, como forma de dirimir aglomerações. Ficou acordado entre a Prefeitura Municipal de Aracaju e os donos de blocos de trio que o percurso não sofrerá encurtamento, já que o trecho entre o Iate Clube de Aracaju e o posto Aracaju será compensado aumentando o trajeto no que antes era o final do percurso.
A concentração dos foliões acontecerá depois da bifurcação entre as avenidas Beira-Mar e Anísio Azevedo. Também foi oficializado pela Associação Sergipana de Blocos de Trios (ASBT) que a passagem de som das bandas e trios deverá ocorrer nas proximidades do parque da Sementeira.
“A atitude é para a segurança de todos. Não h
ouve perda de percurso porque os 500 metros que perdemos compensamos no trecho em frente ao prédio Ville de Paris. Não irá influenciar. Continua o desfile sem prejuízo”, afirmou Lourival Oliveira, diretor da ASBT.A decisão de não mais passarem os trios elétricos na via que margeia a balaustrada da avenida Beira-Mar foi tomada pela Prefeitura de Aracaju, quando o secretário de Infraestrutura do Município, Luiz Durval (foto2-centro), teve a informação de que haveria sérios riscos de colapso no trecho da denominada curva do Iate, por conta do desgaste que vem sofrendo com a erosão.
“Quando cheguei à prefeitura procurei o engenheiro projetista [Armando Brito] responsável pelo projeto de contenção anunciado pelo prefeito passado e ele nos expôs as premissas norteadoras do projeto e demonstrou imensa preocupação com o Pré-caju. Não poderia assumir o risco sozinho. Imagine um trio elétrico passando pelo local e muita gente pulando”, explicou.
Luiz Durval ainda disse que a olhos vistos a população pode perceber que na denominada curva do Iate há uma inclinação do cais.
O comandante geral da Policia Militar, coronel Iunes, pediu que a Prefeitura de Aracaju proibisse ambulantes, justamente para evitar aglomeração de gente no trecho. “Onde não há som nem bebida, dificilmente haverá aglomeração”, enfatizou.
Presente à reunião, o diretor do bloco ambiental Caranguejo Elétrico, Antônio Leite, destacou que, se continuasse como estava, oferecia risco aos foliões. “Foi uma atitude boa da Prefeitura e a solução encontrada também foi satisfatória”, afirmou.
Também participaram representantes das secretarias municipais de Comunicação, Segurança Pública municipal e estadual (Corpo de Bombeiros, Guarda Municipal, Polícia Militar), Infraestrutura (Defesa Civil, Emurb, Emsurb), Saúde (Vigilância Sanitária), donos de blocos e da ASBT.
Foto: Sílvio Oliveira

Falta de acesso à habitação persiste e desafia efetivação da cidadania
Testagem ocorre a partir das 8h, na área externa da UBS Carlos Hardmam.
Os contratos terão duração de até um ano, com possibilidade de prorrogação
Homem foi flagrado pelas câmeras de segurança do Ciosp levando uma porta
Secretária Mércia Feitosa lembra necessidade de reduzir ocupação de leitos


