Confira alguns locais onde acontecem homenagens a Iemanjá em Sergipe
Programação em Socorro e Aracaju promete reunir dezenas de adeptos e simpatizantes
Cotidiano | Por Saullo Hipolito* 01/02/2019 19h00

Neste sábado (2) dezenas de adeptos e simpatizantes das religiões de matriz africana em Sergipe devem participar de homenagens à Iemanjá, herança cultural do povo afrodescendente e reconhecida pela Igreja Católica como Nossa Senhora do Pérpetuo Socorro, padroeira do município de Nossa Senhora do Socorro, onde acontece a tradicional lavagem das escadarias da Igreja Matriz.

No calendário litúrgico das religiões de matriz africana, no dia 2 de fevereiro comemora-se o dia de Ìyemanjá, considerada protetora dos pescadores e jangadeiros, mãe das águas, mãe de todos, por isso é chamada de Ìyá Orí, "mãe de todas as cabeças''.

Em Socorro, a programação da Festa da Padroeira tem início nesta sexta-feira (1) com programação cultural, a partir das 21h, na sede do município.

No sábado (2), acontece a lavagem das escadarias, com concentração às 7h, na Igreja Matriz. Após a lavagem tradicional, a programação se estenderá em um cortejo em direção à Prainha do Porto Grande, onde sacerdotes e sacerdotisas farão a entrega das oferendas.

O evento une católicos, candomblecistas e umbandistas proporcionando uma diversidade cultural e religiosa ao município.

Em Aracaju, o evento “Águas de Yá Orí” está em sua 11ª edição e é realizado pela Associação Luz do Oriente, junto ao Ilê Yátassytaôô Ifá Enibalé, e tem como objetivo fortalecer  cultura, religiosidade, saberes e práticas desse segmento da sociedade.

O cortejo acontece às 16h. A concentração acontece na sede da Associação Luz do Oriente (Rua Marcelino Procópio da Silva, 306- Bairro Industrial- Próximo ao Parque da Cidade), em direção à Orlinha do bairro.

Está previsto que adeptos de religiões afro, turistas e devotos estejam presentes para saudar a protetora das águas levando presentes biodegradavéis como: flores, sabonetes, espumantes e perfume (sendo despejados somente o líquido no rio). Essas oferendas são levadas ao rio Sergipe, precisamente entre a ponte Aracaju-Barra .

De acordo com a presidente da associação Luz do Oriente e Yálorixá, Rita de Cássia, os adeptos acreditam que Iemanjá “é a responsável pela manutencão da harmonia do lar e que nos permite pensar profundamente”.

Iemanjá

Iemanjá é um orixá feminino (divindade africana) das religiões Candomblé e Umbanda. O seu nome tem origem nos termos do idioma Yorubá “Yèyé omo ejá”, que significam “Mãe cujos filhos são como peixes”. Mãe-d'água dos Iorubatanos no Daomé, de orixá fluvial africano passou a marítimo no Norte do Brasil.

Nossa Senhora do Perpétuo Socorro

É um título conferido à Maria, mãe de Jesus, representada em um ícone de estilo bizantino. Na Igreja Ortodoxa é conhecida como Mãe de Deus da Paixão, ou ainda, a Virgem da Paixão.

* Estagiário sob supervisão da jornalista Fernanda Araujo.

Mais Notícias de Cotidiano
Pedro Ramos/Especial para o F5News
28/10/2021  09h31 A vida de quem não tem um lugar digno para morar em meio à pandemia
Falta de acesso à habitação persiste e desafia efetivação da cidadania
Foto: AAN/Reprodução
11/03/2021  18h30 Prefeitura realizará testes RT-PCR em assintomáticos no Soledade
Testagem ocorre a partir das 8h, na área externa da UBS Carlos Hardmam.
Foto: Agência Brasil/Reprodução
11/03/2021  17h30 Em dois novos editais, IBGE abre inscrições para 114 vagas em Sergipe
Os contratos terão duração de até um ano, com possibilidade de prorrogação
Foto: SSP/SE/Reprodução
11/03/2021  16h10 Polícia prende suspeito de furtar prédio do antigo PAC do Siqueira
Homem foi flagrado pelas câmeras de segurança do Ciosp levando uma porta
Foto: SES
11/03/2021  16h10 Com aumento de casos, Sergipe teme falta de insumos hospitalares
Secretária Mércia Feitosa lembra necessidade de reduzir ocupação de leitos