Duas mortes por afogamento foram registradas em Sergipe no fim de semana
Confira orientações do Corpo de Bombeiros e os cuidados para prevenir afogamentos Cotidiano | Por Emerson Esteves* 04/01/2021 16h31 - Atualizado em 04/01/2021 17h12O mês de janeiro é marcado pelas férias e pelo verão. É comum que nesse período as pessoas usem as praias e piscinas em seu lazer, porém, além das medidas de prevenção ao contágio pelo novo coronavírus, os banhistas devem ficar atentos a um conhecido vilão que costuma se tornar presente nesta época: o afogamento.
Segundo balanço do IML, duas pessoas morreram afogadas no litoral sergipano durante este final de semana, já o Corpo de Bombeiros registrou 20 salvamentos. A primeira vítima fatal é foi Wesilei Barreto dos Santos, de 28 anos. Ele era turista, natural de Feira de Santana, na Bahia, e teve o corpo localizado na Praia do Saco, no município de Estância, na manhã do domingo (3).
Segundo informações do Corpo de Bombeiros, o outro afogamento foi registrado na Praia da Atalaia Nova, na Barra dos Coqueiros, e continua sem desfecho. Um jovem tentou ajudar uma pessoa que estava se afogando e acabou sendo arrastada pela correnteza e desaparecendo na água. O Grupamento Tático Aéreo de Sergipe foi acionado e as buscas ainda continuam. As equipes realizaram a procura pela Praia da Costa, Atalaia Nova, Jatobá, Boca de Barra, entre Coroa do Meio e Barra dos Coqueiros, toda a área das pedras da Coroa do Meio, ponte da Barra e proximidades.
De janeiro a 28 de dezembro de 2020, foram feitos 204 atendimentos pelas equipes de guarda-vidas, entre os quais 86 salvamentos a cargo do Grupamento de Busca e Salvamento do Corpo de Bombeiros Militar de Sergipe.
O F5 News consultou a corporação e abaixo você confere uma lista com as principais recomendações para usufruir do banho de mar ou de piscina com segurança.
1 – Nade apenas em áreas supervisionadas por salvavidas.
2 – Nunca nade sozinho.
3 – Consulte o salvavidas para saber as condições para o banho e para o surf antes de entrar na água.
4 – Informe qualquer irregularidade observada ao salvavidas.
5 – Se for pego por uma corrente, nade diagonalmente a ela até conseguir escapar.
6 – Chame por socorro ou faça sinais se não conseguir sair da corrente.
7 – Evite ingerir bebidas alcoólicas ou alimentos pesados antes e durante o banho de mar.
8 - Caso presencie um afogamento, só tente salvar a vítima se for habilitado e esteja em boas condições físicas para a ação; caso contrário, se for possível a aproximação, lance algum objeto flutuante (boia, isopor, prancha, etc) que ajude a vítima a flutuar ou que possa agarrar e ser tracionada para a margem (cordas, galhos com boa resistência, etc)
9 - Acione o guarda vidas ou o Corpo de Bombeiros Militar através do telefone de emergência “193
10 - Respeite as sinalizações de alerta e proibição;
*Sob orientação do jornalista Will Rodriguez





