Confira os detalhes do plano de vacinação contra covid-19 em Aracaju
Meta inicial da Secretaria da Saúde é imunizar mais de 126 mil aracajuanos Cotidiano | Por F5 News 15/12/2020 11h16Em meio às incertezas quanto ao início da vacinação contra covid-19 e até mesmo sobre quais imunizantes serão usados no país, governos locais têm traçado estratégias para garantir as condições logísticas quando for possível iniciar a imunização da população.
Em Aracaju, a Secretaria Municipal da Saúde tem se debruçado na elaboração do projeto para estruturar a rede de frios (locais de armazenamento de vacinas), as Unidades Básicas de Saúde que irão disponibilizar o imunobiológico, público prioritário e a aquisição de insumos, a exemplo de seringas.
A pasta decidiu seguir as diretrizes do Ministério da Saúde, que prevê a vacinação da população em quatro fases, englobando cerca de 126 mil aracajuanos. Na primeira fase, devem receber a vacina trabalhadores da área de saúde e idosos com mais de 75 anos e idosos acima de 60 anos que vivem em instituições de longa permanência.
Na segunda fase, serão imunizados idosos entre 60 e 74 anos em qualquer situação. Na terceira fase, recebem a vacina pessoas com condições de saúde relacionadas a casos mais graves da covid-19. E a quarta fase abrange professores, profissionais da segurança, funcionários do sistema prisional e população privada de liberdade.
A proposta inicial é que a vacinação seja realizada em 40 Unidades Básicas de Saúde da rede municipal. Dessas, 13 funcionam em horário estendido e as salas de vacina deverão funcionar de segunda a sexta-feira, de 8h às 18h.
São elas: Hugo Gurgel (Coroa do Meio), Francisco Fonseca (18 do Forte), Max Carvalho (Ponto Novo), Antônio Alves (Atalaia); Dona Jovem (Bairro Industrial), Manoel de Souza (Conjunto Sol Nascente), Santa Terezinha (Robalo), Joaldo Barbosa (Bairro América), José Calumby (Jardim Centenário), Augusto Franco (Augusto Franco), Fernando Sampaio (Castelo Branco), Cândida Alves (Santo Antônio) e Sinhazinha (Grageru).
Nas demais 27 Unidades, as salas estarão abertas de segunda a sexta-feira, das 8h às 16h. O planejamento da Secretaria apresenta ainda a possibilidade de vacinação drive-thru nos estacionamentos de shoppings e no campus Farolândia da Universidade Tiradentes. E está em análise, também, a aquisição de insumos como seringas e equipamentos de proteção individual (EPIs), caso se faça necessário.





