Confirmado o terceiro caso de sarampo em Sergipe, todos na capital
Dezoito suspeitas continuam em análise, mas no primeiro exame deram negativo Cotidiano | Por F5 News 11/09/2018 17h00Uma enfermeira de 28 anos é a terceira pessoa com resultado positivo para sarampo em Sergipe. De acordo com a Secretaria de Estado da Saúde (SES), a mulher apresentou os sintomas da doença depois de ter contato direto com um adolescente de 15 anos que contraiu o vírus durante as férias em Manaus.
A confirmação foi da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) e não surpreendeu a diretora de Vigilância em Saúde, Mércia Feitosa, que já esperava por esse resultado, já que havia relação entre os casos e vínculo epidemiológico por parte de uma das pessoas. Ela destaca que não são casos novos.
“Não temos nenhuma nova notificação. Estes dois casos já estavam em análise na Fiocruz e para os quais nós pedimos prioridade justamente porque acreditávamos que o resultado seria positivo”, disse.
Além dos três casos confirmados, segundo a SES, existem 18 em análise, mas todos com resultados negativos no primeiro exame. Cerca de 80% dos casos são na capital. Além do adolescente e da enfermeira, o outro caso foi de um homem que também estave em Manaus.
O Laboratório Central de Saúde do Estado de Sergipe (Lacen) informou que são feitos três tipos de coleta, uma de sangue, outra de urina e por último a de secreção. E que muitas vezes as amostras que dão negativa no primeiro, no segundo podem apresentar a doença com exames na Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz).
A diretora disse ainda que a Secretaria de Estado da Saúde está atenta em relação ao sarampo e tomando as medidas necessárias para conter a proliferação do vírus em Sergipe. “Em casos suspeitos de sarampo também orientamos os municípios a procederem imediata notificação, bem como o bloqueio vacinal e a realização de exames de sangue, urina e orofaringe nas pessoas”, afirmou.


Falta de acesso à habitação persiste e desafia efetivação da cidadania

Testagem ocorre a partir das 8h, na área externa da UBS Carlos Hardmam.

Os contratos terão duração de até um ano, com possibilidade de prorrogação

Homem foi flagrado pelas câmeras de segurança do Ciosp levando uma porta

Secretária Mércia Feitosa lembra necessidade de reduzir ocupação de leitos