Congelamento da tarifa prejudica andamento do transporte público
Cotidiano 07/11/2012 13h06Trabalhadores das empresas VCA e São Cristóvão paralisaram as atividades nesta quarta-feira, 07, questionando o atraso nos pagamentos. De acordo com o superintendente do Sindicato das Empresas de Transporte de Passageiros de Aracaju (Setransp), José Carlos Amancio, a situação já era, infelizmente, esperada, diante dos últimos dois anos sem reajuste da tarifa de ônibus, que já vinha em desacordo com a planilha de custos para o serviço.
"Esse caos já tinha se instalado, desde quando o setor mesmo sem o reajuste tarifário concedeu reajuste salarial e de ticket alimentação aos rodoviários. Isso é matemática. Nós inclusive já vínhamos comunicando à prefeitura que o serviço não iria se sustentar dessa forma", disse Amancio, frisando que este ano, por exemplo, foi concedido 10% de reajuste salarial e 20% nos tickets mesmo sem o reajuste da tarifa.
Mesmo diante da realidade, o superintendente afirmou que a VCA e a São Cristóvão já liberaram os tickets de alimentação aos colaboradores e ainda hoje estão depositando o pagamento que estava programado para esta quarta-feira, quinto dia útil do mês. "Compreendemos a reivindicação dos trabalhadores, que é justa, e eles estão realizando uma paralisação ordeira, mas apelamos para a compreensão deles para que, diante do anúncio das empresas de efetuarem os pagamentos ainda hoje, encerrem a paralisação para que o serviço à população volte à normalidade", solicitou Amancio, dizendo que "lamenta o contratempo com a paralisação para o cidadão comum".
Do Setransp

Falta de acesso à habitação persiste e desafia efetivação da cidadania
Testagem ocorre a partir das 8h, na área externa da UBS Carlos Hardmam.
Os contratos terão duração de até um ano, com possibilidade de prorrogação
Homem foi flagrado pelas câmeras de segurança do Ciosp levando uma porta
Secretária Mércia Feitosa lembra necessidade de reduzir ocupação de leitos
