Conheça o jovem sergipano que tem acervo com quase 300 livros
Formado em Economia, Ízargos Delgado já chegou a ler oito títulos em um mês
Cotidiano | Por Will Rodriguez 31/10/2018 12h00 - Atualizado em 31/10/2018 14h02

Como deixar de lado todas as infinitas possibilidades que o mundo digital oferece e se dedicar à leitura de um livro, com suas centenas de páginas, cheias de palavras e letras inertes, exigindo concentração para serem decifradas?

Em tempos de tecnologia e redes sociais, se debruçar sobre um livro físico, aqueles que antigamente eram objetos de ostentação em muitas estantes, pode ser bastante desafiador. Ainda mais para as gerações Y e Z ou os Millennials (nascidos a partir de 1980). Mas não para o sergipano Ízargos Delgado. Formado em Economia, o jovem possui um acervo com quase 300 títulos dos mais variados gêneros.

Ízargos não se recorda com que idade surgiu o interesse pela literatura, mas guarda bem presente na memória suas primeiras experiências literárias. “A primeira lembrança que tenho lendo livro é de uma coletânea bem grossa com várias histórias da Disney. Depois, lembro quando era adolescente e dava uma lista de livros que eu queria para o meu pai toda vez que ele ia para Aracaju, já que eu morava em Propriá”, diz.

Leia também
Na zona rural de Lagarto, biblioteca oferece mais de 4.500 obras
Rede inclusiva dá acesso à leitura para pessoas com deficiência visual

Com um gosto diversificado e pela formação acadêmica, o sergipano revela que já chegou a ler oito livros em um mês. Atualmente, consome mantém uma média de quatro obras mensalmente.

“Enquanto eu estudava o ensino médio comecei a frequentar a biblioteca da minha escola. Apesar de já ter lido alguns livros antes, acredito que nessa época foi que comecei a ter o hábito de sempre ler alguma coisa”, conta Ízargos, que compartilha nas redes sociais suas impressões a cada leitura. “Quando bate o tédio, pego um livro e começo a viajar e não vejo as horas passarem”, afirma.

Preste atenção!

De acordo com a pesquisa Retrato da Leitura, 44% da população brasileira não lê e 30% nunca compraram um livro. O Banco Mundial estima, com base no Programa Internacional de Avaliação de Alunos (Pisa), que os estudantes brasileiros podem demorar mais de dois séculos e meio para ter a mesma proficiência em leitura dos alunos dos países ricos. Segundo a Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas (Fipe), o mercado editorial encolheu 21% entre 2006 e 2017.

Para o presidente da Câmara Brasileira do Livro (CBL), Luís Antonio Torelli, responsável pelo Prêmio Jabuti - considerado o principal reconhecimento e a mais tradicional honraria aos livros e aos escritores no Brasil – a falta de leitura favorece o avanço das notícias falsas que tem permeado o mundo digital.

“As pessoas formam opinião sem checar o que recebem, a origem dos dados ou quem é que está publicando. Quando você tem um pouco de conteúdo, proporcionado pela leitura, vê que aquilo não tem nenhum fundamento”, observa Torelli.

O especialista ainda sugere a ampliação de iniciativas que tenham como foco as bibliotecas. “Num país com poucas livrarias e com pouco acesso ao livro, fica quase impossível ter um programa de formação de leitores se as pessoas não têm onde buscar o livro. As bibliotecas cumprem essa lacuna. Não é só construir. Precisa de um acervo que convide e que seja atraente”, afirma Luís Antonio Torelli.

A Universia Brasil disponibiliza algumas plataformas online para ler sem pagar nada. Confira:

Literatura de Cordel: site disponibiliza mais de duas mil obras;

Obras de Machado de Assis: domínio público tem mais de 300 títulos do autor;

Livros e jornais: USP disponibiliza mais de 3 mil matérias da Biblioteca Brasiliana;

Literatura clássica: Biblioteca Britânica tem portal com manuscritos raros;

Livros de arte: MET Museum tem download de mais de 400 obras;

Empreendedorismo e negócios: FGV libera acesso a mais de 10 mil títulos.

Mais Notícias de Cotidiano
Pedro Ramos/Especial para o F5News
28/10/2021  09h31 A vida de quem não tem um lugar digno para morar em meio à pandemia
Falta de acesso à habitação persiste e desafia efetivação da cidadania
Foto: AAN/Reprodução
11/03/2021  18h30 Prefeitura realizará testes RT-PCR em assintomáticos no Soledade
Testagem ocorre a partir das 8h, na área externa da UBS Carlos Hardmam.
Foto: Agência Brasil/Reprodução
11/03/2021  17h30 Em dois novos editais, IBGE abre inscrições para 114 vagas em Sergipe
Os contratos terão duração de até um ano, com possibilidade de prorrogação
Foto: SSP/SE/Reprodução
11/03/2021  16h10 Polícia prende suspeito de furtar prédio do antigo PAC do Siqueira
Homem foi flagrado pelas câmeras de segurança do Ciosp levando uma porta
Foto: SES
11/03/2021  16h10 Com aumento de casos, Sergipe teme falta de insumos hospitalares
Secretária Mércia Feitosa lembra necessidade de reduzir ocupação de leitos