Conheça os benefícios do uso de medicamentos manipulados
Especialista fala da segurança em seguir um tratamento mais personalizado Cotidiano 07/02/2020 15h20Muito tem se falado sobre o uso de medicamentos manipulados, entretanto, ainda existem muitas dúvidas sobre o assunto. As farmácias de manipulação têm conquistado fiéis clientes, que sentem segurança em seguir um tratamento mais personalizado.
De acordo com a farmacêutica Priscilla Santana, também proprietária de uma farmácia de manipulação, a medicação manipulada segue fielmente as diretrizes e fórmulas prescritas pelo médico, nutricionista ou profissional habilitado. “ Nós, farmacêuticos , temos o comprometimento e ética de produzir esses medicamentos, mas não temos autonomia para modificar nenhuma substância ou dosagem. Estamos aqui apenas para viabilizar e melhorar a qualidade de todo tratamento clínico”, pontua.
Os manipulados, também conhecidos por fórmulas magistrais, têm a mesma composição química e eficácia para o tratamento do paciente, a única diferença é o método de produção, assim como, complementa a também farmacêutica Danielle Calixto: “as formas farmacêuticas, produzidas a partir da associação de substâncias prescritas, são o estado final que estas substâncias ativas irão apresentar depois de serem manuseadas nas operações farmacêuticas. O mercado da manipulação tem crescido de maneira muito positiva, conseguimos, muitas vezes, até facilitar a administração do medicamento por pacientes idosos , crianças ou até mesmo, por aqueles grupos de pessoas com necessidades especiais, como os intolerantes ou alérgicos a determinadas substâncias ”.
Atualmente, as farmácias de manipulação apresentam seus medicamentos através de uma variedade de formas farmacêuticas que inclui xaropes, cápsulas, filmes orodispersíveis, pastilhas sublinguais, veículos oleosos, entre outros.. “Hoje, temos até medicamentos no formato de pirulito, este é um avanço na medicina, trazer o lúdico para um tratamento infantil, por exemplo. É válido ressaltar que, nenhum desses medicamentos é mais eficiente que o outro devido à sua forma. Os benefícios são na maneira e duração dos tratamentos, os quais os médicos podem associar duas ou mais substâncias em um único medicamento, diminuindo assim, a quantidade de ingestão de remédios diariamente” , conclui Danielle Calixto.
Fonte: Assessoria de Imprensa

