Conheça os procedimentos para realizar uma festa junina em seu bairro
Cotidiano 08/06/2012 11h00Por Fernanda Araujo
Em tempo de São João, comunidades sergipanas se preparam para as tradicionais festas de rua. Vizinhos, amigos e familiares se reúnem nos bairros com fogueira, bebida e música alta para festejar o feriadão. Por essas e outras, se faz necessário alguns requisitos para garantir a segurança da festa.
Aos que querem interditar a rua e fazer um evento ainda mais bonito, a assessora de comunicação da Empresa de Serviços Urbanos, Mayusane Matsunae, afirma que o responsável pela festa deve enviar um ofício solicitando o uso de espaço público. “No ofício deve informar o dia, o horário e o local exato. Explicar também qual é o tipo de evento, a média de pessoas que estarão participando, se vai ter ou não sonorização, palco e música. E, se possível, como é um caso de rua, fazer um abaixo-assinado dos moradores do local da festa se são favoráveis”, explica. Após o ofício, a Emsurb fará um parecer técnico. “Durante a festa daremos orientações. Quem quiser reclamar da altura do som pode ligar pra cá ou para a Polícia Militar”, completa.
Outro ofício também deve ser entregue para a Superintendência de Transporte e Trânsito (SMTT). Com as mesmas informações do ofício da Emsurb, com ressalva para a informação se o local da festa é uma via que passa ônibus. “Nesse caso é mais difícil a permissão porque complica o trânsito, mas não impede a solicitação. Depois deve entregar ao responsável pela Diretoria de Trânsito, Major Paiva, localizada ao lado do CIC, D.I.A. Durante a festa podemos dar alternativas de outro local, caso possa prejudicar o trânsito e a comunidade. E dar suporte dependendo do caso”, explica o assessor Jairo Alves.
O deferimento será permitido a depender dos pedidos, que devem ser entregues com pelo menos sete dias de antecedência para a realização de uma avaliação técnica. Segundo a SMTT, até o momento já foram mais de 150 pedidos. “Nesse mês já realizamos vários e a cada dia chegam de dois a três pedidos”.
Foto: divulgação

Falta de acesso à habitação persiste e desafia efetivação da cidadania
Testagem ocorre a partir das 8h, na área externa da UBS Carlos Hardmam.
Os contratos terão duração de até um ano, com possibilidade de prorrogação
Homem foi flagrado pelas câmeras de segurança do Ciosp levando uma porta
Secretária Mércia Feitosa lembra necessidade de reduzir ocupação de leitos
