Conselho Estadual de Saúde discute a falta de medicamentos no Case
Segundo a entidade, pelo menos 12 tipos de remédios estão em falta em Sergipe Cotidiano | Por F5 News 23/02/2021 18h00 - Atualizado em 24/02/2021 09h17O Conselho Estadual de Saúde (CES/SE) realizou nesta terça-feira (23) uma reunião para discutir a falta de medicamentos do Centro de Atenção à Saúde de Sergipe (Case). Segundo o conselho, 12 tipos de fármacos estão em falta na unidade.
As farmacêuticas Juliana Santos e Cristiane Oliveira participaram da reunião representando a Secretaria de Estado da Saúde (SES). Elas afirmaram que oito medicamentos são enviados pelo Ministério da Saúde (MS) e, quanto aos outros quatro, o MS envia o recurso financeiro para que o Estado os compre e disponibilize, porém, os repasses para tal finalidade estão atrasados.
Durante a reunião, o CES recomendou que o Estado descentralize o Case para as sete Regionais de Saúde, de modo a facilitar a dispensação de medicamentos especializados aos pacientes do interior. Também solicitou a instalação de um call center para o atendimento aos usuários, a lista nominal dos prepostos e a dispensação de medicamentos dos últimos seis meses.
O Conselho também recomenda que a bancada federal por Sergipe paute a licença compulsória de medicamentos.
Também foi pauta da reunião a dificuldade dos pacientes com câncer em fazer exames de alta complexidade, como o pet scan. Ficou definido que o CES/SE vai enviar um ofício solicitando as providências cabíveis em relação à agilidade dos exames de alta complexidade para o tratamento da doença.





