Conselho Nacional de Defesa Civil se reúne em Sergipe
Cotidiano 09/11/2012 20h34

Por Míriam Donald

Para debater problemas da seca e desastres naturais no Brasil e no mundo, a exemplo da seca que o Nordeste enfrenta, o Conselho Nacional de Defesa Civil no Brasil realizou a III Reunião Deliberativa do Conselho Nacional de Gestores Estaduais de Proteção e Defesa Civil (Congepdec) durante esta quinta (07) e sexta-feira (08), em Aracaju (SE). 

Durante o encontro foram discutidos os financiamentos para as Defesas Civis Estaduais e aquisição de equipamentos de resposta aos desastres, através da cooperação Brasil-Alemanha. Segundo o presidente do Congepdec, Roberto Rocha Guimarães, o maior objetivo da reunião foi fortalecer todo o trabalho da Defesa Civil no Brasil levantando de todas as formas possíveis as necessidades e também os problemas que enfrentam cada estado e, dessa forma, conseguir unificar os trabalhos da política nacional da defesa civil com os trabalhos do Conselho, uma vez que ele representa a institucionalidade do Governo Estadual Executivo no Brasil.

“Hoje nós podemos dizer que o trabalho de Defesa Civil no Brasil já tem uma significância mais majoritária que nos anos anteriores não tínhamos”, diz Roberto.

Experiente em desastres naturais, o técnico japonês Chiaki Kobayashi relatou experiências como o desastre ocorrido no Japão em março de 2011, ocasionado por um terremoto e seguido por tsunami.  Para ele, apesar de não aparentar, no Brasil estão ocorrendo muitos desastres e há um número maior de ocorrências do que no Japão. “Nosso governo no Japão tem bastante interesse em colaborar com o Brasil. No ano passado foi solicitado ao governo federal a realização de um projeto conjunto com o governo do Japão para capacitação dos funcionários da área e agora neste ano esse projeto iniciou juntamente com o Ministério da Integração e Ministério da Integração”, explana.

Questionado sobre a reestruturação do Japão após os desastres, Chiaki afirmou ser muito parecido com o Brasil. Ele destaca que é bom ter uma lista preparada de emergência chamada de pré-condição de recuperação. “Estamos sugerindo isso para o Brasil para preparar um plano de reconstrução e também para preparar os lugares como abrigos e casas temporárias para pessoas afetadas.”

Mais Notícias de Cotidiano
Pedro Ramos/Especial para o F5News
28/10/2021  09h31 A vida de quem não tem um lugar digno para morar em meio à pandemia
Falta de acesso à habitação persiste e desafia efetivação da cidadania
Foto: AAN/Reprodução
11/03/2021  18h30 Prefeitura realizará testes RT-PCR em assintomáticos no Soledade
Testagem ocorre a partir das 8h, na área externa da UBS Carlos Hardmam.
Foto: Agência Brasil/Reprodução
11/03/2021  17h30 Em dois novos editais, IBGE abre inscrições para 114 vagas em Sergipe
Os contratos terão duração de até um ano, com possibilidade de prorrogação
Foto: SSP/SE/Reprodução
11/03/2021  16h10 Polícia prende suspeito de furtar prédio do antigo PAC do Siqueira
Homem foi flagrado pelas câmeras de segurança do Ciosp levando uma porta
Foto: SES
11/03/2021  16h10 Com aumento de casos, Sergipe teme falta de insumos hospitalares
Secretária Mércia Feitosa lembra necessidade de reduzir ocupação de leitos