Consulta pública quer saber sobre mobilidade por bicicleta em Aracaju
Pesquisa será encerrada às 23h54 desta sexta-feira (20) Cotidiano 19/07/2012 19h30Por Sílvio Oliveira
A Associação Ciclo Urbano encerrará nesta sexta-feira (20) a consulta pública online, com o intuito de trazer à tona o tema da mobilidade urbana por bicicleta em Aracaju (SE). Os interessados em participar – ciclistas ou não – deverão entrar no site www.ciclourbano.org.br até às 23h59 e responder sobre infraestutura de circulação, estacionamento, administração pública, educação, fiscalização e participação.
Luciano Aranha, presidente da Associação Ciclo Urbano, diz que a partir dessa consulta pública a ONG irá sugerir propostas através de um documento-carta, que será entregue aos candidatos à Prefeitura de Aracaju 2012, na perspectiva de que eles assinem um termo se comprometendo com a mobilidade por bicicleta. “Até o momento já responderam 230 pessoas. Queremos chegar a 500”, afirma.
Estima-se que mais de 60 mil cidadãos utilizem a bicicleta como meio de transporte e lazer em Aracaju. A Associação Ciclo Urbano afirma que em locais como a avenida Tancredo Neves, mais precisamente, na frente do Detran/SE, cerca de 5 mil ciclistas passem em 12 horas/ diariamente, chegando a picos de 6 mil ciclistas.
Luciano Aranha estimula todos os cidadãos a responderem à pesquisa, já que, segundo ele, com as respostas de não ciclistas a ONG terá parâmetros sobre o que dificulta o uso da bicicleta como alternativa de transporte. “Os grupos de ciclistas de lazer são a minoria. A maioria utiliza a bicicleta como meio de transporte e há outras pessoas que não a utilizam porque acham o trânsito inseguro, porque não têm mobilidade”, explica.

Falta de acesso à habitação persiste e desafia efetivação da cidadania
Testagem ocorre a partir das 8h, na área externa da UBS Carlos Hardmam.
Os contratos terão duração de até um ano, com possibilidade de prorrogação
Homem foi flagrado pelas câmeras de segurança do Ciosp levando uma porta
Secretária Mércia Feitosa lembra necessidade de reduzir ocupação de leitos
