Consumismo se sobrepõe à espiritualidade na Páscoa, diz diácono
Confira a programação da Semana Santa nas igrejas católicas Cotidiano 02/04/2012 18h40Por Fernanda Araujo
A Páscoa significa entre os judeus a passagem da escravidão para a liberdade, ou seja, o êxodo do Egito por volta de 1.250 a.C, onde o povo hebreu esteve aprisionado pelos faraós por cerca de 400 anos e foi libertado por Moisés. Já entre os cristãos, além da liberdade, a festa comemora a ressurreição de Jesus Cristo, considerado o Messias prometido filho de Deus.
Para igrejas católicas e evangélicas, a Páscoa é uma festa que representa toda a fé cristã descrita na Bíblia Sagrada, entre antigo e novo testamentos. Cristãos de todo o mundo vão se unir no dia 8 de abril para celebrar esse momento que é tão marcante na vida dos fiéis. “A Páscoa para os judeus do antigo testamento tem dois pilares, significa a libertação e também o repouso sabático, o momento da criação que encontramos no livro de Gênesis, quando Deus descansou no sétimo dia. No novo testamento, Israel aguardava ansiosamente por um libertador. Deus, o Pai, enviaria o seu filho para libertar o povo da escravidão, agora, da escravidão do pecado, e Jesus vem para a Terra para libertar a humanidade”, explica o diácono permanente da Arquidiocese de Aracaju, José Passos Gomes Fontes (foto).
Para o diácono, a importância dessa celebração é a comunhão com a família, com os fiéis e além de tudo a fé. “Jesus diz que veio para todos, mas de uma forma de comunhão, de amor e fraternidade.É a libertação interior e também da nossa consciência. É pela fé, a fé vai radiando em nosso ser. É algo que a gente não controla. A Páscoa é a passagem da morte para a vida”.
Entretanto, diante da celebração, muitos preferem enveredar pelo consumismo ao invés de priorizar a espiritualidade que representa a Páscoa. José Passos aponta que o capitalismo tem se sobressaído perante seu verdadeiro significado. “Eu não condeno, mas deve ter prudência. Penso como religioso que todos devem priorizar a espiritualidade. Eu fico triste quando a própria mídia não aproveita esse momento para trabalhar numa dimensão mais da espiritualidade. A gente percebe que o capitalismo se sobressai, pela questão do ter e possuir. Nós estamos numa sociedade que está muito secularizada e a gente precisa ter muito cuidado. A pessoa muitas vezes não têm consciência que esse momento é realmente se reencontrar com Deus, com a família e com o próximo”.
Semana Santa
É a partir de domingo de ramos (1º de abril) que a semana de celebração começa, quando Jesus é recebido em Jerusalém montado em um jumento. Na quinta-feira, Jesus reúne seus discípulos para realizar a santa ceia, instituindo para os católicos a eucaristia ou sacerdócio. Na sexta-feira da Paixão, Jesus Cristo morre crucificado e no terceiro dia, o domingo de Páscoa, ressuscita.
A celebração já começou em todas as paróquias de Sergipe. O diácono José Passos convida a todos os fiéis para participarem das missas. Confira a programação da Paróquia Nossa Senhora da Conceição, Catedral Metropolitana de Aracaju. A programação de outras paróquias está disponível no site www.arquidiocesedearacaju.org.
02/04: SEGUNDA SANTA
07h: Santa Missa
14h30: Confissão
16h30: Santa Missa
19h: Celebração das sete dores de Nossa Senhora
03/04: TERÇA SANTA
07h: Santa Missa
09h: Confissão
14h30: Confissão
16h30: Santa Missa
19h: Celebração Penitencial
04/04: QUARTA SANTA
07h: Santa Missa
09h: Confissão
12h15: Santa Missa
14h30: Confissão
16h30: Santa missa
19h: Via Sacra na Praça Olímpio Campos
05/04: QUINTA SANTA
09h: Missa do Santo Crisma com Dom Lessa
17h: Missa da instituiçao da eucaristia e lava pés com Dom Lessa
após a missa, adoração ao santíssimo sacramento
06/04: SEXTA SANTA
05h: Via sacra (concentração Igreja São Jerônimo)
15h: Celebração da paixão e morte de Cristo com Dom Lessa
19h: Sermão das sete palavras com Dom Henrique e procissão do Senhor morto
07/04: SÁBADO SANTO
21h: Celebração da vigília pascal com Dom Lessa
Logo após, procissão do ressuscitado
08/04: DOMINGO DA RESSURREIÇÃO
08h: Missa Solene com Pe. Dácio
16h30: Missa Solene com Dom Henrique
19h30: Missa Solene com Pe. Carlos

Falta de acesso à habitação persiste e desafia efetivação da cidadania
Testagem ocorre a partir das 8h, na área externa da UBS Carlos Hardmam.
Os contratos terão duração de até um ano, com possibilidade de prorrogação
Homem foi flagrado pelas câmeras de segurança do Ciosp levando uma porta
Secretária Mércia Feitosa lembra necessidade de reduzir ocupação de leitos
