Coordenadoria incentiva políticas de igualdade do gênero
Cotidiano 08/03/2012 14h44

 

Dados do Censo de 2010, do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), já apontavam a grande presença do número de mulheres na capital sergipana. Do total de 570 mil habitantes, mais de 300 mil pessoas são constituídas por mulheres, representando um percentual acima de 50% do valor total de moradores. A partir da consideração desses dados e observando a importância de promover políticas públicas voltadas para o gênero, a Prefeitura Municipal de Aracaju (PMA) instituiu a criação da Coordenadoria Municipal de Políticas Públicas para Mulheres (CMPPM), com o objetivo de desenvolver políticas e ações voltadas para a classe feminina.

Por meio de atividades educativas, palestras e práticas de lazer, a CMPPM realiza um trabalho de orientação sobre como as mulheres podem se posicionar no enfrentamento pela violência e na adoção de medidas preventivas para a melhoria da qualidade de vida. Vinculada a Secretaria de Assistência Social e Cidadania (Semasc), a Coordenadoria para Mulheres desenvolve regularmente várias atividades nos Centros de Referência de Assistência Social (CRAS), associações de moradores, creches e escolas, distribuídos em diversos bairros da capital.

Segundo a coordenadora do CMPPM, Adriana Oliveira, a realização de atividades nas comunidades fortalece a aproximação dos membros da coordenadoria com o público feminino. "Dessa forma, as mulheres se sentem menos receosas de evidenciar sua situação, muitas vezes atribuídas a questões de violência doméstica. Além disso, quando trabalhamos próximo ao reduto doméstico, também estamos estendendo nossa atuação ao contexto familiar. Estamos inserindo a questão da família em todas as perspectivas possíveis", esclarece.

Atividades

Para 2012, a Coordenadoria para Mulheres planeja uma extensa programação, que teve início com a realização das atividades comemorativas em alusão ao Dia Internacional da Mulher. Desde o dia 1º de março, equipes da Secretaria Municipal de Saúde (SMS) e de Assistência Social (Semasc) organizaram palestras educativas, focados em temas sobre a saúde feminina e o combate à violência doméstica. O encerramento das atividades acontecerá nesta quinta-feira, dia 8, na Escola Legislativa, com uma plenária sobre "Motivação, Auto-Estima e Igualdade de Gênero" com a psicóloga Juliana Andrade Passos.

Nos próximos meses, estão previstas a organização de Comitês de Combate à Violência de Gênero, a realização de campanhas com o tema ‘Preserve o patrimônio público que é seu!', a formação do Encontro Nacional de Mulheres, o Ciclo de debates sobre a Lei Maria da Penha e o Encontro Municipal sobre o Enfrentamento do Combate à Violência Doméstica. Além das atividades educativas, também acontecerão eventos voltados para o lazer e a sociabilidade do público feminino, como o ‘Forró das Mulheres'.

Em setembro, a proposta é a realização de atividades de panfletagem sobre as conquistas femininas, durante o Desfile Cívico. No mês de outubro, será organizada a campanha ‘Outubro Rosa' sobre a conscientização do combate ao Câncer de Mama. Ainda estão previstas as atividades da ‘Campanha dos 16 Dias de Ativismo do Fim da Violência contra a Mulher'. 

Coordenadoria

Mesmo atuando intensamente nas comunidades da capital, a Coordenadoria para Mulheres também realiza o trabalho de atendimento pessoal no prédio da Estação Cidadania, localizado na rua Pacatuba, 64, no bairro Centro. Pelo telefone 3179-4512 ou email cmppm@ig.com.br. 

Mais Notícias de Cotidiano
Pedro Ramos/Especial para o F5News
28/10/2021  09h31 A vida de quem não tem um lugar digno para morar em meio à pandemia
Falta de acesso à habitação persiste e desafia efetivação da cidadania
Foto: AAN/Reprodução
11/03/2021  18h30 Prefeitura realizará testes RT-PCR em assintomáticos no Soledade
Testagem ocorre a partir das 8h, na área externa da UBS Carlos Hardmam.
Foto: Agência Brasil/Reprodução
11/03/2021  17h30 Em dois novos editais, IBGE abre inscrições para 114 vagas em Sergipe
Os contratos terão duração de até um ano, com possibilidade de prorrogação
Foto: SSP/SE/Reprodução
11/03/2021  16h10 Polícia prende suspeito de furtar prédio do antigo PAC do Siqueira
Homem foi flagrado pelas câmeras de segurança do Ciosp levando uma porta
Foto: SES
11/03/2021  16h10 Com aumento de casos, Sergipe teme falta de insumos hospitalares
Secretária Mércia Feitosa lembra necessidade de reduzir ocupação de leitos