Coronel lança livro com narrativas autobiográficas de oficiais PM
Autobiografias e a Polícia Militar de Sergipe será lançado na terça, dia 29 Cotidiano | Por Agência Sergipe Noticias 24/10/2019 14h30 - Atualizado em 24/10/2019 14h48Será lançado na próxima terça-feira (29), às 17h, no Museu da Gente Sergipana, o livro “Autobiografias e a Polícia Militar de Sergipe”, de autoria do coronel Lima Alves, atual subchefe do Estado Maior Geral da PMSE. Com uma nova perspectiva de compreensão dessa atividade profissional, o autor buscou examinar as narrativas autobiográficas dos oficiais PMs através do aporte teórico-metodológico da história oral, bem como das experiências da atividade.
O livro será publicado pela Editora Oficial do Estado de Sergipe (Edise), órgão suplementar da Empresa Pública de Serviços Gráficos de Sergipe (Segrase).
Após uma exaustiva pesquisa realizada durante o seu mestrado em Educação, Gledson Lima buscou uma pesquisa cientificista acerca da formação de profissionais militares, suas histórias e perspectivas. O livro, sob o ponto de vista metodológico, demonstra, a partir de narrativas (auto) biográficas, o caráter humanizado da Instituição Militar, muitas vezes, incompreendida.
Para realizar tal pesquisa, o autor se ateve às narrativas dos personagens selecionados, realizando questionários orais. Ao longo do estudo, Gledson Lima Alves confere especial importância às histórias da formação familiar, que, muitas vezes apresentavam a figura materna em maior destaque. A formação escolar demonstra forte influência da religiosidade e do civismo.
O autor afirma que é um sonho que se realiza, “quando nós pudemos nos debruçar a partir do ponto de vista cientificista sobre a polícia militar, estudar a sua formação, a sua história, e passar para a população sergipana e brasileira, com a disponibilidade desta obra. Apresentando à sociedade que são imbuídos nessa ação tão nobre, que é a proteção social”.
O presidente da Segrase, Ricardo Roriz, ressalta a sensibilidade da polícia militar, pelo olhar e pela escrita do coronel. “É uma honra para nós podermos levar ao público e desmistificar a ideia de violência acerca das autoridades militares, a partir de outras perspectivas”.
Sobre o autor
Nascido em Aracaju/SE, Gledson Lima Alves graduou-se em psicologia pela Universidade Tiradentes, especializou-se em Clínica Terapêutica Cognitivo Comportamental e Terapia do Esquema. Seu interesse pela pesquisa e docência o conduziu ao Mestrado em Educação pela Universidade Tiradentes. O autor graduou-se ainda Oficial da Polícia Militar de Alagoas, especializou-se em Segurança da Sociedade e Cidadania pela Universidade Federal de Sergipe - UFS, e em Gestão Estratégica em Segurança Pública pela Academia de Polícia Militar da Bahia.


Falta de acesso à habitação persiste e desafia efetivação da cidadania

Testagem ocorre a partir das 8h, na área externa da UBS Carlos Hardmam.

Os contratos terão duração de até um ano, com possibilidade de prorrogação

Homem foi flagrado pelas câmeras de segurança do Ciosp levando uma porta

Secretária Mércia Feitosa lembra necessidade de reduzir ocupação de leitos