Coronel Mendes é exonerado do comando do Corpo de Bombeiros de SE
Militar estaria fazendo uso irregular de veículo, para fins próprios Cotidiano | Por Saullo Hipolito* 23/10/2018 11h00 - Atualizado em 23/10/2018 11h16O coronel Erivaldo Mendes foi exonerado do comando-geral do Corpo de Bombeiros Militar (CBM) de Sergipe na manhã desta terça-feira (23). Segundo o Governo do Estado, o militar estaria fazendo uso irregular de veículo corporativo, mesmo em período de férias. A dispensa do cargo foi publicada no Diário Oficial.
Em um trecho da nota pública emitida, o Governo afirma que “não compactua com esse tipo de comportamento, determinou a imediata exoneração do comandante, e a devida apuração”.
No seu lugar, assume de forma interina, segundo a Secretaria de Comunicação do Estado (Secom), o coronel Gilfran Marceliocopete Santos Mateus, que até então era subcomandante geral.
O coronel Mendes se manifestou ainda nesta manhã por meio de nota. Ele foi nomeado para o cargo em julho do ano passado, no governo de Jackson Barreto (MDB).
Confira a nota na íntegra:
Gostaria de informar o meu afastamento em definitivo do comando do Corpo de Bombeiros Militar do Estado de Sergipe no dia de hoje, 23 de outubro.
Durante aproximadamente 15 meses à frente da instituição pude comandar homens e mulheres, oficiais e praças compromissados em proteger a sociedade sergipana muitas das vezes com sacrifícios pessoais em prol do coletivo.
Nesse período tivemos a oportunidade de contribuir para modernização da corporação com a implantação do planejamento estratégico, reforma do centro de ensino e instrução, investimento em equipamentos de proteção individual, revisão e implantação de normas contra incêndio e pânico a exemplo do processo simplificado de regularização para o baixo risco feito totalmente pela internet com custo menor, facilitando a vida dos pequenos empreendedores.
Mesmo no momento de crise econômica vivida pelo país e pelo estado de Sergipe, buscamos parcerias externas conseguindo investimento através de emendas parlamentares e TAC’s com o Ministério Público do Trabalho (MPT).
Conseguimos ainda autorização do governo para realização de concurso público pra 212 novos bombeiros que se encontra em fase de conclusão para convocação em 2019. Fizemos ajustes para redução de gastos e padronização para acesso democrático as escolas de serviço com pagamento de RETAE.
Não poderia deixar de agradecer ao ex-governador Jackson Barreto pela confiança em nos conduzir ao comando, bem como ao governador Belivaldo Chagas pela nossa manutenção no cargo até a presente data. Nos dois governos, a carreira militar estadual teve os maiores avanços em toda sua história a exemplo das aprovações das leis do subsídio e da progressão por tempo de serviço tornando Sergipe uma referência em remuneração e acesso à carreira.
Agradeço a minha família pelo apoio e compreensão pela constante ausência. Da mesma forma aos amigos que nunca me faltaram.
Ao grande arquiteto do universo submeto toda minha vida com a certeza que tudo só acontece com o seu consentimento. Continuo a lhe pedir bênçãos e proteção.
* Estagiário sob supervisão da jornalista Fernanda Araújo.


Falta de acesso à habitação persiste e desafia efetivação da cidadania

Testagem ocorre a partir das 8h, na área externa da UBS Carlos Hardmam.

Os contratos terão duração de até um ano, com possibilidade de prorrogação

Homem foi flagrado pelas câmeras de segurança do Ciosp levando uma porta

Secretária Mércia Feitosa lembra necessidade de reduzir ocupação de leitos