Corredor da Hermes Fontes ainda não tem previsão de término
Segundo a SMTT, resta apenas a implantação dos novos abrigos de ônibus Cotidiano | Por Laís de Melo 28/01/2021 15h15 - Atualizado em 28/01/2021 15h38Apesar do prazo de execução previsto para o final do ano passado, as obras do novo Corredor da avenida Hermes Fontes, em Aracaju, ainda não foram concluídas. Basta passar pela via, uma das principais da capital sergipana, para notar que o serviço ainda não foi finalizado de acordo com o projeto apresentado pela Prefeitura Municipal de Aracaju e, por isso, o trânsito segue desorganizado no local.
Com investimento superior a R$ 20 milhões, o projeto de construção do Corredor Hermes Fontes conta, dentre outras intervenções, com a criação de uma faixa exclusiva para ônibus ao lado esquerdo da via que ainda não está sendo utilizada. O que se vê são ônibus transitando na faixa dos carros de passeio, e estes na faixa exclusiva.
Ao F5 News, a Superintendência Municipal de Transporte e Trânsito (SMTT) informou que a obra está em fase final, restando somente a instalação dos novos abrigos de ônibus. No entanto, estes ainda estão sendo fabricados pela empresa vencedora da licitação, e a entidade não soube informar qual prazo para conclusão. Com isso, usuários do transporte público continuam utilizando os pontos de ônibus antigos, localizados no canteiro lateral à direita da via, fazendo com que os veículos transitem fora da faixa exclusiva.
Com 6,8 km de extensão, o corredor corta os bairros São José, Salgado Filho, Suíssa, Luzia, Grageru, Inácio Barbosa e São Conrado. Até o momento, toda a faixa composta pelas avenidas Hermes Fontes, Adélia Franco e José Carlos Silva passou por uma revitalização da malha viária, além de terem sido construídas calçadas e rampas de acessibilidade, lombofaixas, e implantada a sinalização vertical e horizontal. Além disso, conforme aponta a Superintendência, a obra inclui trinta pórticos, paisagismo com árvores de espécies adequadas ao ambiente urbano e a criação das ilhas de mobilidade onde serão construídos os novos abrigos de ônibus.
Serão instalados 28 novos abrigos de ônibus, que, segundo a SMTT, contarão com entradas USB para os usuários. Após a instalação, ainda conforme a entidade, as faixas exclusivas passarão a funcionar e os carros de passeio que forem flagrados transitando no local poderão ser autuados. “Antes disso, faremos todo um trabalho educativo. Estamos em fase de elaboração dessas campanhas educativas”, informou ao F5News a assessoria de comunicação do órgão.
Com a faixa em pleno funcionamento, de acordo com o Artigo 184 do Código de Trânsito Brasileiro, veículos que transitarem por ela cometerão infração gravíssima, podendo resultar em multa de R$ 293, além de pontuação na carteira e também remoção ou apreensão do veículo.





