Idosos: ainda não há data prevista para início da 2ª fase da imunização
Pessoas acima de 60 anos acamadas precisam fazer cadastro para receber vacina Cotidiano | Por Aline Aragão 04/02/2021 16h00 - Atualizado em 05/02/2021 08h29O Estado de Sergipe está encerrando a terceira semana de vacinação contra a Covid-19 e, a partir da próxima, as primeiras pessoas vacinadas devem começar a receber a segunda dose da CoronaVac, que deve ser aplicada com intervalo de 21 dias. Em Aracaju, o início desse processo está previsto para a próxima segunda-feira (8).
Até agora a capital sergipana já vacinou mais de 9 mil pessoas, entre profissionais de saúde que atuam na linha de frente no combate à pandemia, idosos institucionalizados e cuidadores dessas instituições. Para dar seguimento a essa segunda etapa da primeira fase, o Município recebeu, na última sexta-feira (29), mais 10.939 doses da CoronaVac, totalizando as 21.878 anunciadas em janeiro. O município também recebeu 10.040 doses da vacina da AstraZeneca.
Nesta primeira fase, a Secretaria Municipal da Saúde (SMS) estabeleceu, como meta, vacinar 70% dos trabalhadores de saúde, para então passar à segunda fase da imunização, cujo público-alvo são pessoas com idade acima de 60 anos.
Ainda não há data para início da segunda fase em Aracaju, mas como esse grupo corresponde a uma parcela considerável da população, o Plano de Vacinação prevê a subdivisão em grupos:
1 - Pessoas 80 e mais
2 - Pessoas de 75 a 79 anos
3 - Pessoas de 70 a 74 anos
4 - Pessoas de 65 a 69
5 - Pessoas de 60 a 64 anos
Pessoas acima de 60 anos acamadas precisam fazer cadastro em uma UBS
As pessoas nessa faixa etária que encontram-se acamadas precisam fazer um cadastramento prévio junto ao Sistema Único de Saúde (SUS).
O cadastro deve ser feito por um familiar ou responsável em uma Unidade Básica de Saúde de referência. É preciso levar documento de identificação com foto e CPF, e um comprovante de residência do acamado, sendo aceitas faturas de água, energia ou internet fixa em nome do usuário acamado ou seu responsável legal.
O idoso acamado cadastrado na unidade tem acesso à equipe multidisciplinar e às demais campanhas de imunização, bem como aos demais serviços ofertados pelo SUS em Aracaju. De acordo com a coordenadora do Serviço Social da Rede de Atenção Primária da SMS, Sindaya Belfort, esse atendimento domiciliar para pessoas acamandas já é oferecido pela Saúde municipal.
“Já realizamos esse serviço para idosos acamados, fornecendo insumos através da Equipe de Saúde da Família. São usuários que não têm condições de saúde para se deslocar até a Unidade Básica, e a ideia do cadastro é que todas essas pessoas, mesmo as que não usam a UBS para receber insumos, estejam cadastradas na Unidade Básica, para que, no momento em que a vacinação desse grupo for iniciada, já se tenha essas informações junto à UBS”, explica a coordenadora.
*Com informações da SMS





