CPTran autua 17 pessoas por embriaguez em operação de Natal
Dois condutores foram flagrados pela Lei Seca após se envolverem em acidente em Aracaju
Cotidiano | Por Saullo Hipolito* 26/12/2018 09h00 - Atualizado em 26/12/2018 10h41

A Companhia de Polícia de Trânsito (CPTran) de Sergipe realizou, entre  os  dias 21 e 25, a operação ‘Natal em Paz’, que teve como objetivo combater a criminalidade e prevenir acidentes de trânsito.

O resultado foi considerado satisfatório por haver redução no número de acidentes em relação ao ano passado e nenhuma morte dentro da capital, Aracaju.

De acordo com os dados do órgão, foram 17 autuações de lei seca durante o período, com três pessoas presas e duas em ocasiões de acidente de trânsito. Segundo o capitão da CPTran Silveira , todos terão suas habilitações suspensas e terão que pagar uma multa de aproximadamente R$ 3 mil.

“A recusa, segundo o artigo 165-A do Código de Trânsito Brasileiro, já possibilita a autuação da infração, o indivíduo tem o direito de recusar, mas a lei está bastante severa quanto a isso, porque é muito difícil você se recusar sem ter ingerido bebida alcoólica, o comportamento do brasileiro já diz tudo”, afirmou o capitão Silveira em entrevista ao Balanço Geral da TV Atalaia.

Ainda conforme o capitão, o problema não está em ingerir bebida alcoólica, mas na condução do veículo após a ingestão dessas bebidas em festas e ceias de Natal, causando acidentes ou flagrantes na Lei Seca.

Acidentes

No período entre 21 e 25 dezembro foram registrados 13 acidentes, sem nenhuma morte - uma redução de 50% em relação ao ano passado, quando foram registrados 28 acidentes, com três mortes, na capital.

O capitão Silveira alertou para o comportamento do condutor. “Ele é o responsável direto pelo aumento ou diminuição de acidentes de trânsito. Seu comportamento e educação é que vão fazer com que esses números caiam”, disse.

Outro alerta feito pelo policial é com relação aos equipamentos individuais disponibilizados no carro, ou necessários para a segurança, como as cadeirinhas para crianças. Ele lembrou do acidente ocorrido entre as ruas Paraíba e Goiás, quando uma criança foi arremessada do carro. “Os equipamentos do veículo são essenciais para que não haja nenhum problema com as pessoas que estão sendo conduzidas”, concluiu o capitão.

Reveillón

Com características diferentes do Natal, a virada do ano traz festas públicas com mais frequência de pessoas, exigindo um maior volume de policiais nas operações, contando com efetivos extras.

Segundo o capitão Silveira, foram contabilizados no réveillon do ano passado 13 acidentes, número bastante elevado, mas a expectativa é de uma virada mais tranquila.

* Estagiário sob supervisão da jornalista Fernanda Araujo.

Mais Notícias de Cotidiano
Pedro Ramos/Especial para o F5News
28/10/2021  09h31 A vida de quem não tem um lugar digno para morar em meio à pandemia
Falta de acesso à habitação persiste e desafia efetivação da cidadania
Foto: AAN/Reprodução
11/03/2021  18h30 Prefeitura realizará testes RT-PCR em assintomáticos no Soledade
Testagem ocorre a partir das 8h, na área externa da UBS Carlos Hardmam.
Foto: Agência Brasil/Reprodução
11/03/2021  17h30 Em dois novos editais, IBGE abre inscrições para 114 vagas em Sergipe
Os contratos terão duração de até um ano, com possibilidade de prorrogação
Foto: SSP/SE/Reprodução
11/03/2021  16h10 Polícia prende suspeito de furtar prédio do antigo PAC do Siqueira
Homem foi flagrado pelas câmeras de segurança do Ciosp levando uma porta
Foto: SES
11/03/2021  16h10 Com aumento de casos, Sergipe teme falta de insumos hospitalares
Secretária Mércia Feitosa lembra necessidade de reduzir ocupação de leitos