Cremese cobra ajuste na campanha de vacinação contra Covid-19
Conselho quer a inclusão dos médicos ambulatoriais na lista de prioridades Cotidiano | Por F5 News 03/03/2021 16h30 - Atualizado em 03/03/2021 21h42O Conselho Regional de Medicina de Sergipe (Cremese) informou que ajuizou uma ação na Justiça Federal contra o Município de Aracaju, requerendo a inclusão dos médicos que prestam assistência em caráter ambulatorial nos grupos prioritários na vacinação contra a Covid-19.
De acordo com o Cremese, a princípio, a solicitação do ajuste na lista dos grupos prioritários foi feita administrativamente, por meio de ofício, no dia 4 de fevereiro, mas a entidade alega que, como não houve resposta por parte do Município, levou a demanda à Justiça.
O conselho entende que os médicos, mesmo nos ambulatórios, estão expostos à contaminação pelo vírus, durante o atendimento, e que isso pode comprometer a médio e longo prazos o funcionamento do sistema de saúde.
A entidade destacou também no documento que se colocou à disposição para fornecer a listagem dos profissionais em atividade, para controle de eventuais beneficiários, além de ceder a estrutura física para, caso seja necessário, ser montado um posto de vacinação para os médicos interessados.
A Secretaria Municipal da Saúde informou que Aracaju possui 32.381 profissionais da saúde ativos. Para imunização desses profissionais, a capital recebeu 23.639 doses, as quais são enviadas com identificação de público a ser imunizado. Esse número corresponde à vacinação de 73% deles, meta estabelecida nessa campanha.
"Até o momento, das 19.933 pessoas imunizadas, 15.806 delas são profissionais de saúde, e isto significa que 66,8% da meta preconizada pelo Ministério da Saúde já foi alcançada", diz a SMS.
Para dar celeridade ao cumprimento dessa meta, o Município articulou e desenvolveu quatro frentes de atuação para vacinação dos profissionais de saúde. Para as primeiras doses, os profissionais foram imunizados em seus locais de trabalho, conforme lista enviada pelos estabelecimentos de saúde, que está disponível no link http://200.199.122.24/portalsms/.
Na segunda dose, a logística foi executada de maneira que, assim como na campanha contra a Influenza, os próprios estabelecimentos de saúde fiquem responsáveis por buscar as doses na Rede de Frio e, conforme a mesma lista da primeira dose, aplicarem a segunda nos profissionais de saúde em seus locais de trabalho.
Outra frente de trabalho foi a vacinação aos sábados, quando a SMS abriu três Unidades Básicas de Saúde, assim como o ponto de vacinação criado no auditório da Escola Municipal Presidente Vargas, ambos funcionando das 8h às 17h, com o intuito de ampliar a vacinação desses profissionais de saúde, tanto da rede pública, quanto da privada.
Segundo a SMS, o que tem impedido a totalização da imunização desse grupo prioritário é a alta taxa de absenteísmo, ou seja, o não comparecimento desses profissionais de saúde à vacinação previamente agendada.
"Apenas nesta terça-feira (2), esse índice chegou ao patamar de 78% de absenteísmo, quando eram esperados 465 profissionais, mas somente 102 compareceram", informou a pasta.
Médicos
Desse total superior a 15 mil profissionais vacinados, 2.136 são médicos, o que corresponde a 44,3% dos profissionais médicos com registro ativo no estado, conforme informações do Conselho Regional de Medicina de Sergipe. Em todo o estado, são 4.815 médicos com registros ativos.
Cadastro online
Paralelo ao trabalho de imunização que vem acontecendo nos estabelecimentos de saúde, referente à aplicação da segunda dose, a SMS disponibilizou o cadastramento online para aqueles que ainda não receberam a primeira dose da vacina contra a covid-19. Os profissionais de saúde, em exercício legal da profissão e que ainda não foram imunizados, podem se cadastrar diretamente no site da Prefeitura, clicando no banner ‘Links Uteis’ ou diretamente através do link http://aracajusms.voipy.com.br:8091/sisvacinacao/.
*Com informações da SMS





