Cristãos falam sobre o Dia Nacional do Evangélico
Cotidiano 30/11/2012 12h01

Por Fernanda Araujo

“Lâmpada para os meus pés é a tua palavra e, luz para os meus caminhos” (Salmo 119:105), esse é um dos trechos do livro da Bíblia que mais reflete o sentido de ser evangélico. Segundo o censo do IBGE o número de evangélicos corresponde a 42% da população brasileira.

Comemorado em 30 de novembro, o Dia Nacional do Evangélico foi instituído pelo Governo no calendário oficial brasileiro, em um decreto no Diário Oficial da União em 16 de setembro de 2010. A data foi criada e garantida pela lei 893/95, a partir de um projeto do então deputado do Distrito Federal Carlos Xavier.

Assim como existe o Dia da Bíblia, comemorado em datas distintas por evangélicos e católicos, o dia do evangélico não é um feriado, no entanto, apesar de nem todos conhecerem a data, para eles é mais um dia de representar reconhecimento do país por esse tipo de público e de lembrar a crença vigente nesse universo segundo a qual Jesus Cristo seria "o único salvador".

Evangélicos

Evangélica há 11 anos, a dona de casa Maria Galdino (foto ao lado) não conhecia e sequer tinha ouvido falar do dia. Para ela, 30 de novembro é um momento dos fiéis se proporem a evangelizar, pregando o que acreditam ser a "palavra de Deus". “Tem dia de tudo, por que não do povo de Deus?, coloca, classificando a data como um dia diferente para os crentes, mas "diante de Deus", um dia normal.

Maria afirma que ser evangélica é ser diferente. Segundo ela, durante os anos em que se tornou evangélica, a sua vida mudou para melhor. “Jesus Cristo transformou a minha vida, eu posso de dizer que eu tenho vida. Estou viva porque eu vivo a vida de Cristo. Evangélico é ser diferente do povo deste mundo, não na matéria, mas nas atitudes. O povo de Deus louva a Deus, o povo deste mundo louva uns aos outros. Ser crente é ter o grande amor de Dele em nossos corações”.

Elaine Melo (foto ao lado), 22 anos, é evangélica desde a infância e considera o dia como reconhecimento ao povo cristão. “Nós constituímos um número considerável da população brasileira. Ser evangélico é ter uma vida completamente voltada para Cristo, permitindo que Ele transforme nosso modo de pensar e de agir, ou seja, é viver em uma busca diária para alcançar um caráter semelhante ao de Jesus”, salienta.

“Acredito que esta data represente o espaço, respeito e liberdade que estamos ganhando ao longo do tempo. O número de evangélicos no Brasil tem aumentado consideravelmente com o passar dos anos. Ser evangélica é viver o Evangelho de Cristo, aprender segundo os ensinamentos que Ele nos deixou e estar junto cada vez mais do Pai, Filho e do Espírito Santo”, diz Graziele Valéria (foto ao lado), evangélica há 11 anos. 

Um pastor da Igreja Pentecostal O Brasil Para Cristo, Ninaldo Simões, critica que não há muito empenho das igrejas ou dos cristãos para comemorar a data. Para ele, a data se tornou comum, sem eventos ou manifestações cristãs. “Desde a semana passada que eu não vi ou ouvi alguém falando ou se manifestando sobre o dia de hoje, muito menos em programa de rádio ou televisão. É uma data nossa, mas acho que, por conta da falta de conhecimento e de entendimento do que é ser evangélico, muitos relaxaram”, afirma.

E continua: – Acho que o dia deveria ser mais divulgado e ter mais valorização. Se cada pessoa fizesse uma manifestação na sua igreja, cada igreja fizesse algum evento, ou pastores se juntassem com outros líderes, a data poderia ser mais lembrada. Como no mundo há muitas datas, esse seria o momento de lembrar ao mundo o nosso dia. Mas, acho que se cada pessoa fizer isso, automaticamente, os outros também farão.

Foto principal: Google

Fotos: arquivos pessoais do Facebook

Mais Notícias de Cotidiano
Pedro Ramos/Especial para o F5News
28/10/2021  09h31 A vida de quem não tem um lugar digno para morar em meio à pandemia
Falta de acesso à habitação persiste e desafia efetivação da cidadania
Foto: AAN/Reprodução
11/03/2021  18h30 Prefeitura realizará testes RT-PCR em assintomáticos no Soledade
Testagem ocorre a partir das 8h, na área externa da UBS Carlos Hardmam.
Foto: Agência Brasil/Reprodução
11/03/2021  17h30 Em dois novos editais, IBGE abre inscrições para 114 vagas em Sergipe
Os contratos terão duração de até um ano, com possibilidade de prorrogação
Foto: SSP/SE/Reprodução
11/03/2021  16h10 Polícia prende suspeito de furtar prédio do antigo PAC do Siqueira
Homem foi flagrado pelas câmeras de segurança do Ciosp levando uma porta
Foto: SES
11/03/2021  16h10 Com aumento de casos, Sergipe teme falta de insumos hospitalares
Secretária Mércia Feitosa lembra necessidade de reduzir ocupação de leitos